TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicionário Contábil - Balnaço Patrinomial

Tese: Dicionário Contábil - Balnaço Patrinomial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

DICIONÁRIO CONTÁBIL

Ativo – conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa é a parte positiva do patrimônio.

Ativo Circulante – é o grupo que gera dinheiro para a empresa pagar suas contas a curto prazo. Conhecido também como capital de giro, pois seus itens estão sempre se renovando.

Ativo Não Circulante - é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.

Balanço Patrimonial – é o relatório mais importante gerado pela contabilidade, através dele pode-se identificar a saúde financeira e economica da empresa.

Banco - são registrados os recursos depositados em conta. Conta bancárias cujo saldo pode ser sacado imediatamente pelo cliente, no todo ou em parte. É a conta que a empresa usa para fins de compras (com cheque ou cartão), vendas (recebimentos de compras parceladas), empréstimos, etc.

Caixa – aquela recebida no período e como despesa, aquela paga no período.

Capital Social - é o valor, a integralizar ou integralizado, correspondente à contrapartida do titular, sócios ou acionistas de um empreendimento, para o início ou a manutenção dos negócios.

COFINS a Pagar – São contribuintes da COFINS as pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao Simples Nacional.

Computadores – compreende a infraestrutura de TI da empresa, utilizados nas mais diversas atividades da empresa.

Depreciação - é a transformação do custo de aquisição, representada pela saída de caixa não recuperável pelo valor residual da venda.

Depreciação Acumulada –

Despesa – todo sacrifício (esforço) realizado pela empresa no sentido de obter receita. Pode ser vista também como consumo parcial ou total do ativo (ativo expirado), ou seja, um ativo que já não faz benefícios à empresa.

DRE – segunda demonstração financeira exigida pela legislação brasileira (o 1º é o balanço patrimonial). Ela indica o resultado (lucro ou prejuízo) do exercício do ano ou período contábil.

Estoque – referem-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente económico. É usado, sobretudo no domínio da logística e da contabilidade.

ICMS a Pagar – O principal fato gerador para a incidência do ICMS é a circulação de mercadoria, mesmo que se inicie no exterior.

Imobilizado - é a parcela do ativo que se compõe dos bens destinados ao uso e a manutenção da atividade da empresa (não é venda).

IRPJ a Pagar – são contribuintes do IRPJ as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no País. Elas devem apurar o IRPJ com base no lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado. A alíquota do IRPJ é de 15% (quinze por cento) sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000,00 / mês.

Intangível ¬ - o seu valor reside nos direitos de propriedade. Patente ou direito autoral

Lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com