TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

)Carlos Albertoé empresário individual regular, no ramo de mecânica de automóveis.

Possui uma oficina própria no bairro do Stiep, onde explora atividade econômica, sob a insígnia “AC” restaurações”. Carlos Alberto possui vários títulos protestados e não pagos. Pergunta-se:

a) Qual a responsabilidade de Carlos Alberto, frente às suas obrigações com sua empresa?

A palavra obrigação pode apresentar vários significados, dependendo do âmbito, de regra, entende-se que obrigação é um dever. logo conclui-se que a responsabilidade de Carlos Alberto como pessoa jurídica é comprir con suas obrigaões, por exemplo: pagamento de títulos no prazo.

b)Carlos Alberto, na condição de empresário individual é dotado de Personalidade Jurídica?Justifique.

Carlos Alberto è sim dotado de Personalidade Júridica, mesmo ele não cumprindo com as obrigações, ainda assim a personalidade da pessoasjurídica começa com a sua constituição, geralmente feita mediante registro junto às autoridades competentes.

A partir do momento em que Carlos Alberto possuia inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, inicia-se a existência legal da pessoa jurídica de direito privado, dito no Art. 45 . Assim, no Art. 985 expressa que a sociedade adquire personalidade jurídica com a inscrição no registro próprio e na forma da leis relacionados aos seus atos constitutivos.

2) Assinale a alternativa correta de acordo com as opções abaixo:

João e Maria, ambos empresários individuais contando ele setenta anos e ela quarenta anos de idade, casaram-se, mas não podem contratar sociedade entre si.

PORQUE

não podem os cônjuges contratar sociedade entre si quando o regime de bens no casamento for o da comunhão universal.

A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

E) as duas afirmações são falsas

A alternativa correta é a letra "B" que diz: "as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira" porquê: segundo informações da questão, João tem setenta anos e conforme o art. 1641 do Codigo Civil Bresileiro “É obrigatório o regime da separação de bens no casamento: (...) II - da pessoa maior de sessenta anos”. o que deduz que o casamento de João e Maria é de separação de bens, logo, os cônjuges não podem contratar sociedade entre si quando o regime de bens no casamento for o da comunhão universal ou for o da separação obrigatória, conforme o art.977 do Código Civil, “faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com