TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos E Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Direitos Humanos E Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

DIREITOS HUMANOS E SERVIÇO SOCIAL

Questão número #1

Você é confrontado com um pedido de ajuda de uma pessoa cuja orientação sexual é diferente da sua ou que você considera repugnante. Como responde ao pedido?

Resposta:

Uma vez que seja aceito o principio da igualdade, torna-se impossível discriminar qualquer pessoa ou grupo, a não descriminação baseia-se na verdade, nos princípios gêmeos da igualdade e da dignidade. Levando em consideração o individuo no seu todo, seus particulares, sexo, a raça, a cor, a religião ou outra. Quando não levamos em conta as particularidades do ser humano estamos discriminando, pois não consideramos a pessoa na sua globalidade e diversidades únicas. Quando testemunhamos ou fizermos uma discriminação estamos negando os direitos elementares e universais da pessoa humana, tornando-a em situação de exclusão.

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, art. 7°, todos são iguais perante a lei, sem distinção [...], contra qualquer discriminação, e contra qualquer indiciamento a tal discriminação. O art. 18 nos confirma também que “toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção”.

Os artigos dispostos acima nos orientam como agir em uma situação onde o que eu penso ou a forma que eu penso não pode se sobressair do meu empenho e compromisso de “ajudar”, (uma vez que falar em ajuda não é correto dentro de um lugar que estou comprometido com a garantia de direitos). O meu ponto de vista não pode interferir nas minhas ações profissionais com os usuários, onde o meu respaldo deve ser o embasamento teórico da suprema garantia de plenos direitos, previstos em lei. É comum observarmos atos discriminatórios em todas as camadas da sociedade, entretanto, se ninguém começar a mudança será algo abstrato a gerações. O principio fundamental da igualdade esta mencionado no artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos do Homem, mas não é perfeitamente aplicado no dia-dia das pessoas, sendo assim, quando aceito o principio da igualdade será impossível para o Assistente Social discriminar qualquer pessoa ou grupo. A discriminação é variável, pois reconfigura-se através do tempo, e lugar sempre em movimento, mudando constantemente, por isso o Assistente Social deve estar atentas à sua consciência a respeito das suas convicções, atitudes e motivações. A orientação sexual de cada indivíduo está relacionada com a sua liberdade de expressão, e o Serviço Social caminha no sentido de considerar os Direitos Humanos como um princípio organizativo da sua prática profissional, os profissionais da área garantem e defendem os direitos dos utentes individuais ou coletivos, ao mesmo tempo em que tentam satisfazer as suas respectivas necessidades.

Os Assistentes sociais devem estar comprometidos com os Direitos Humanos a todos os níveis e todas as ocasiões. O referente manual dos Direitos Humanos do qual utilizamos para compreender esta pergunta é de fundamental importância para o Assistente Social em todos os seus níveis de formação, assim como para a sua pratica profissional.

Questão numero #2

Você acredita que pessoas têm direito ao trabalho; mas a única cultura rentável na área onde desempenha funções de assistente social é uma substancia estupefaciente, isto é, serve de base a um trafico ilegal e nocivo, quando exportada. O que aconselha caso existam restrições ao cultivo dessa substância?

Resposta:

Os Direitos humanos podem ser definidos em termos gerais com aqueles direitos que são inerentes à nossa natureza e sem os quais não podemos viver como seres humanos.

A declaração universal dos direitos humanos no artigo XXIII afirma que todo o ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego a condições justas e favoráveis de trabalho e a proteção contra o desemprego. Os profissionais de Serviço Social trabalham com diversos níveis: ao nível do individuo e da família ( nível micro); ao nível da comunidade(nível meso); e ao nível da sociedade – Nacional e internacional ( nível macro). Os Assistentes Sociais devem revelar preocupação com os Direitos Humanos a todos os níveis e em todas as ocasiões.

Mesmo com restrições ao tipo de trabalho o assistente social pode fazer a sua intervenção, buscando uma leitura social do lugar buscar meios de manter a renda e traçar projetos que visam um aproveitamento de alternativas legais para os trabalhadores do local, mas sempre respeitando os direitos humanos de cada um, uma vez que o trabalhador é livre. Dentro do contexto da pergunta é visto que os trabalhadores exercem este tipo de trabalho pois, foi a forma encontrada de garantir o seu sustento e consequentemente o de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com