TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dois acordos sobre o governo civil

Resenha: Dois acordos sobre o governo civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Resenha  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  367 Visualizações

Dois Tratados Sobre O Governo Civil

Nela Locke teoriza contra as ideias absolutistas. A vontade de Locke é de demolir a doutrina do direito divino dos reis governarem. Considerava a teoria um veneno para a política. Procurava ele um contraveneno que fosse capaz de destruir tais ideias.

Locke não escreveu seus Dois Tratados exclusivamente para defender a propriedade privada: Escreveu para defender a liberdade- mas a defesa desta é a defesa daquela.

refutar as teses de Sir Robert Filmer que era o defensor do absolutismo. Utiliza respaldo bíblico para declarar que nem Adão, nem seus descendentes têm poder e domínio sobre a terra ou sobre qualquer indivíduo, e por isso nenhum governante pode requerer ter esse poder.

Esta obra apresenta, no Livro I, a refutação clássica da concepção monárquica e religiosa de estado, segundo a qual o monarca é o soberano de nomeação divina que de todos faz súbditos. No Livro II, Locke articula e defende a concepção moderna de estado, que ainda hoje temos no mundo ocidental, segundo a qual os seres humanos são naturalmente livres e iguais, tendo direitos fundamentais — como o direito à liberdade, à vida e à propriedade. Esta concepção de estado é de tendência universalista, no sentido em que procura não ser específica de um determinado grupo social que faça remontar as suas origens a um passado mítico,

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com