TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durkheim

Monografias: Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  4.496 Visualizações

Página 1 de 4

1° Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da Sociologia?

Estabelecer princípios limites e romper com as ideias de senso comum, os “achismos”, que interpretavam a realidade social de maneira vulgar e sem critérios.

2° Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?

O fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente e preexistente.

3° Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

É preciso, para o sociólogo, que ele guarde seu lado sentimental pessoal, e entre em relação aos acontecimentos a serem estudados, pois nada têm de científico e pode distorcer a realidade do fato.

4° Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

Devemos buscar a origem primeira de todo processo social de alguma importância na constituição do meio social interno.

Meio social interno e a família, grupo da escola, por ambiente em que a pessoa se desenvolve. A interação entre a pessoa e o meio ambiente representa a dinâmica da vida. E um processo de ação e reação a estímulos positivos ou não e oque serão responsáveis por despertar ou broquei das potencialidades da pessoa.

pensa social e qualquer mudança ou interação social em que e possível destacar uma qualidade ou direção continua ou constante. Produz aproximação ou afastamento.

5° Durkheim afirma:

“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”.

Que características da escola positiva podemos encontrar nesse texto?

Pensar na sociedade de um organismo que está sempre em processo de evolução.

6° Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:

“O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade científica.”

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?

Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões, sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.

7° Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elemento importante de integração dos indivíduos à sociedade. Você concorda com essa posição? Argumente.

Sim. A educação formal e informal permitem ao indivíduo interagir com a sociedade de diferentes maneiras facilitando assim a integração social.

8° Durkheim considerava a generalidade elemento essencial do fato social. Procure em jornais e periódicos fatos sociais segundo esse critério.

9° O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discuta se o aumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permite ainda classificar o crime como um fato social normal.

10° Busque no texto o conceito de consciência coletiva e, com a classe, encontrem na experiência de vida de cada um exemplos que sirvam de ilustração para essa definição.

11° Sobre certos sentimentos que eram até então considerados inatos no homem – como amor filial, piedade, ciúme sexual - , Durkheim afirma que eles não são encontrados em todas as sociedades:

“Tais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com