TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Acerca Do método De Durkheim

Monografias: Questões Acerca Do método De Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas:

01 - A Solidariedade Orgânica é fruto das diferenças sociais, já que são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência. Os membros da sociedade onde predomina a Solidariedade Orgânica estão unidos em virtude da divisão do trabalho social.

O meio natural e necessário a essa sociedade é o meio profissional, onde o lugar de cada um é estabelecido pela função que desempenha e a estrutura dessa sociedade é complexa. O indivíduo, nessa sociedade é socializado porque, embora tenha sua individualidade profissional, depende dos demais e por conseguinte, da sociedade resultante dessa união.

02 – a) Solidariedade: no direito romano expressava, primitivamente, a obrigação comunitária, ou seja, as responsabilidades que o indivíduo tinha em relação a uma coletividade à qual pertencia e de cuja manutenção se beneficiava, como a família. Na Sociologia existe o termo Solidariedade Social, que subentende, a princípio, a ideia de que seus praticantes sintam-se integrantes de uma mesma comunidade e, portanto, sintam-se interdependentes. A sociedade, segundo Durkheim, é mantida coesa graças a duas forças de unidade: uma em relação a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenças religiosas, o que ele denominou de solidariedade mecânica. A outra é representada pela divisão do trabalho em profissões especializadas, que foi denominada de solidariedade orgânica.

b) Juízo de valor: um juízo de valor pode referir-se a um julgamento baseado num conjunto particular de valores ou num sistema de valores determinado. Um significado conexo de juízo de valor é o de um recurso de avaliação baseado nas informações limitadas disponíveis, uma avaliação efetuada porque uma decisão deve ser tomada independentemente de estar em função da utilidade, da estética, da moral, ou de qualquer outro critério valorativo.

Basicamente, qualquer avaliação, opinião ou percepção constitui juízo de valor. A expressão juízo de valor pode ser usada num sentido positivo; significando que um julgamento deve ser feito levando em conta um sistema de valores, ou, num sentido depreciativo, significando um julgamento feito de um ponto de vista pessoal, em vez de um pensamento racional, objetivo. Em seu sentido depreciativo, a expressão juízo de valor implica uma conclusão que é isolada, parcial e não-objetiva — contrastando com julgamentos baseados em deliberação, equilíbrio e racionalidade.

c) Juízo de realidade: ou juízo de fato, enuncia o que é ou exprime relações entre objetos. Um juízo de realidade pode ser validado com provas e documentos que o confirmem integral ou parcialmente. Pode também ser impugnado como incorreto ou falso. O que não se pode é fazer dele, por qualquer artifício lógico que seja uma “opinião” (juízo de valor), a expressão de uma preferência subjetiva. Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são como são e por que são.

03 – “O Direito seria o símbolo visível da Solidariedade Social” (Durkheim): em outras palavras, o direito torna visível o tipo de uma estrutura social existente, sendo que este ‘sempre varia de acordo com as relações sociais que rege’. Essa é uma famosa tese de Durkheim que indica a “correspondência entre a forma de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com