TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRÁTEGIAS ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PARA UM MODELO DE GESTÃO.

Trabalho Escolar: ESTRÁTEGIAS ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PARA UM MODELO DE GESTÃO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.960 Palavras (8 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRISCILA LIMA SAMPAIO

QUAL O SEU MODELO DE GESTÃO?

ESTRÁTEGIAS ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PARA UM MODELO DE GESTÃO.

Miguel Calmon

2010

PRISCILA LIMA SAMPAIO

QUAL O SEU MODELO DE GESTÃO?

ESTRÁTEGIAS ESTRUTURAIS E ORGANIZACIONAIS PARA UM MODELO DE GESTÃO.

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Administração.

Prof. Mônica Maria Silva

Miguel Calmon

2010.

INTRODUÇÃO

Dentro de uma organização se coloca em prática os principais fundamentos da administração , levando assim uma instituição a seguir um Modelo de Gestão que a permita alcançar suas metas e objetivos, dentro de um conjunto de recursos integrados, e isso disso independe de seu tamanho. A organização, também é uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas, trabalhando para alcançar as metas estabelecidas pela instituição, essas mesmas metas ao serem alcançadas, determina-se que uma instituição tenha alcançado seu próprio modelo de gestão.

Este trabalho aborda quais os passos que uma instituição/empresa, devem seguir para alcançar seus modelos de gestão.

DESENVOLVIMENTO

A organização está dividida em elementos de extrema importância para seu andamento e funcionamento. Esses elementos são claramente identificados no artigo “Qual o seu Modelo de Gestão?” de Julian Birkinshaw e Jules Goddard 2004, que nos mostram quais as estrátegias que algumas empresas, adotaram para atingirem sucesso no mercado financeiro. É visivelmente notado que as empresas: Happy Computers empresa de treinamento de informática, Topcoder que realiza projeto de software, adotaram em suas estruturas estrátegicas modelos de negócio parecidos, apesar de seu capital ser extremamente diferenciados e por possuirem os mesmos serviços e público alvo. A Topcoder tem uma base de custo flexivel avaliada em US$ 20 milhões, mas apenas esse montante não justifica seu sucesso no mercado financeiro, pois e a Happy Computers que movimenta US$ 6 milhões adotou, depois de um fracasso financeiro, um conjunto diferenciado de principios que a levaram a alcançar a ascenção no mercado , igualando-se assim ao modelo de gestão da Topcoder, se percebe a Estrutura Organizacional.

Estrutura Organizacional: consiste na ordenação e agrupamento de atividades para alcançar seus objetivos e resultados. A estrutura organizacional projeta e organiza os relacionamentos dos níveis hierárquicos e fluxo das informações essencias de uma organização, realiza a divisão do trabalho, especifica tarefas e funções a serem seguidas por seus funcionários/colaboradores, para que a instituição tenha uma base organizada e estruturada.

Notamos ainda dentro dessas instuições a Estrátegia Organizacional, que consiste em mobilizar recursos para atingir objetivos de curto ou longo prazo, mediante a utilização pela adminstração, de um plano de curso de ação para o futuro, este conhecido como objetivo de longo prazo. Evitando assim que a empresa venha abrir um processo de falência. E para isso é preciso que dentro da estrátegia organizacional, esteja presente o planejamento, pois é, na falha do planejamento inicial que a empresa passa a enfrentar problemas financeiros, por isso que é importante o Controle, é nele que se compara a situação atual da empresa com o planejamento inicial. O próprio nome quase responde objetivos organizacionais de longo prazo, são propriamente tomadas de decisões relacionadas a organização, estruturação e planejamento. É onde determina um fim, ou seja, quando se tem um objetivo central, é preciso organiza-lo, ter consciência de que métodos devem ser seguidos. Seria propriamente como traçar metas a serem seguidas, porém relacionadas em perfeita fusão, regras direcionadas a melhoria e a chegar ao fim desejado. Para se utilizar objetivos organizacionais de longo prazo, é preciso que anteriormente seja realizado planejamento, com metas, objetivos específicos, objetivos amplos, regras estruturadas e organizadas sobre o problema e colocar em prática a fim de conseguir um resultado satisfatório. Então os objetivos organizacionais a longo prazo, servem para se ter uma tomada de decisões estruturada e organizada nos moldes da instituição.

Existe a dificuldade de equilibrar as diferenças entre objetivos de longo e objetivos de curto prazo. Dentro de um conceito organizacional, sabe-se que os balanços trimestrais são indicadores que direcionam as instituições para suas ações no futuro. É preciso observar que o objetivo de curto prazo resolve problemas de curto prazo, e todas as empresas devem possuir metas de longo prazo para possuirem uma melhor vizualização do objetivo principal que determina sua missão.

É notório que as empresas citadas acima, possuem em suas estruturas sua própria Visão e Missão.

A Visão cria enfoque, identifica a direção a ser seguida, dá poder às pessoas e as obriga a seguir em frente, é o quadro do que a empresa deseja ser, trata-se da personalidade e cárater da empresa. Assim, a declaração de visão deve refletir suas aspirações e suas crenças. Ela não estabelece ou expressa fins lucrativos, mas promove a motivação, uma visão geral, a imagem e a filosofia que rege a empresa.

A Missão reflete a razão de ser da instituição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com