TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIO DE ECONOMIA

Monografias: EXERCICIO DE ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  14.883 Visualizações

Página 1 de 9

EXERCÍCIO

As questões devem ser respondidas e justificar as respostas.

1. A “Curva de Possibilidades de Produção” é utilizada nos manuais de economia para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econômico: por um lado, os recursos são limitados (escassez) e não podem satisfazer a todas as necessidades ou desejos; por outro, é necessário realizar escolhas. Essa curva, quando construída para dois bens, mostra:

a) Os desejos dos indivíduos perante a produção total desses dois bens.

b) A quantidade total produzida desses dois bens em função do emprego total da mão-de-obra.

c) A quantidade disponível desses dois bens em função das necessidades dos indivíduos dessa sociedade.

d) Quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia.

e) A impossibilidade de atender às necessidades dessa sociedade, visto que os recursos são escassos.

RESPOSTA: alternativa d. Solução: A “Curva de Possibilidades de Produção” (ou Curva de Transformação) mostra quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia.

2. Num dado mercado, a oferta e a procura de um produto são dadas, respectivamente, pelas seguintes equações:

Qs = 48 + 10P Qd = 300 – 8P onde Qs, Qd e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade procurada e o preço do produto. A quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilíbrio, será:

a) 2 unidades.

b) 188 unidades.

c) 252 unidades.

d) 14 unidades.

e) 100 unidades.

RESPOSTA: alternativa b. Solução: O preço e a quantidade de equilíbrio são obtidos igualando-se a quantidade ofertada (Qs) com a quantidade procurada (Qd). Temos então: Qs = Qd 48 + 10P = 300 – 8P 18P = 252 P = 14

A quantidade transacionada pode ser obtida substituindo-se o valor de P na equação de Qs ou de Qd. Qs = 48 + 10P = 48 + 10(14) = 188 Q = 188

3. Quando falamos em incidência de um imposto, estamos:

a) Referindo-nos ao grupo que realmente paga o imposto ao governo, independentemente de o ônus ser, ou não, transferido para outro grupo qualquer.

b) Medindo o ponto até o qual o imposto tende a reduzir os incentivos entre o grupo que o paga.

c) Referindo-nos ao grupo que realmente paga a conta fiscal, não importando se é ele, ou não, que recolhe o dinheiro aos cofres públicos.

d) Perguntando se o imposto em questão é progressivo ou regressivo.

e) Perguntando se o imposto em questão é direto ou indireto.

RESPOSTA: alternativa d. Solução: A incidência do imposto específico (de vendas) dar-se-á simultaneamente sobre produtores e consumidores. Sabendo-se que o imposto específico representa um custo adicional, desloca a curva de oferta para cima (isto é, a mesma quantidade será ofertada a um preço maior).

O aumento de preço incidirá apenas sobre os consumidores se a curva de demanda for vertical (elasticidade-preço da demanda igual a zero: perfeitamente inelástica). O aumento de preço incidirá apenas sobre os produtores se a curva de demanda for horizontal (elasticidade-preço da demanda for infinitamente elástica).

4. O comércio internacional tem sido muito intenso entre os países industrializados, os quais têm estruturas produtivas e dotações similares de fatores de produção. Isto sugere que

a) a teoria das vantagens comparativas se aplica perfeitamente à explicação desse padrão de comércio.

b) a teoria das vantagens absolutas não explica adequadamente esse padrão de comércio.

c) a hipótese de concorrência perfeita entre as indústrias dos países explica o padrão de comércio descrito.

d) o comércio intra-setorial entre os países industrializados deve ser pequeno.

e) as economias de escala podem explicar esse padrão de comércio.

Resposta : letra e.

O estudo da Economia Internacional envolve todos os aspectos ligados a atividade econômica entre as nações. Suas regras de funcionamento, aspectos legais, trocas monetárias, fluxos de mercadorias e serviços, etc.

Com o fenômeno da globalização cada vez mais a interação e interdependência entre as nações torna premente o perfeito funcionamento destas relações e, neste sentido, a solução comumente adotada é a criação de organismos inter e supranacionais que intercedam no sentido de equilibrar estas relações e promover o desenvolvimento de todos os participantes.

5. Suponha que os custos de produção (em termos de unidades de trabalho) de vinho e de tecido na Inglaterra e em Portugal sejam conforme a tabela abaixo.

Assim, por exemplo, para produzir uma unidade de vinho em Portugal são usadas 10 unidades de trabalho; e na Inglaterra, 50 unidades de trabalho. Pode-se, então, afirmar que

a) a Inglaterra tem vantagem absoluta em ambas as indústrias.

b) Portugal tem vantagem comparativa em vinho e em tecido.

c) Portugal tem vantagem comparativa em vinho e a Inglaterra, em tecido.

d) Portugal tem vantagem absoluta em vinho, mas não em tecido.

e) Portugal tenderia a se especializar na produção de tecido e a Inglaterra, em vinho, caso se abrisse o comércio entre os dois países.

Resposta: Letra C

Para Portugal, produzir uma unidade de tecido consome 20 unidades de trabalho. Com essas 20 unidades de trabalho, seria possível produzir 20 unidades de vinho. Assim, o custo de oportunidade de produzir uma unidade de tecido e de 20 unidades de vinho. Inversamente, o custo de oportunidade de produzir uma unidade de vinho e de 50 unidades de tecido.

Portugal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com