TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIO SOBRE DURKHEIM

Artigo: EXERCICIO SOBRE DURKHEIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  7.998 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS/PESQUISAS ACADÊMICAS

QUESTÃO 01

A) COMPREENSÃO DE TEXTOS (página 89 – livro complementar)

Números: 01, 02, 03 e 04

01 – Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?

R - Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social. O objetivo máximo da vida social é promover a harmonia da sociedade consigo mesma e com as demais sociedades, e que essa harmonia é conseguida por meio do consenso social.

02 – Como o texto descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim?

R - O fato social é experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente e preexistente. Assim, são 3 características: “coersão social”, “exterioridade” e “generalidade”.

03 - Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

R – Exige que o pesquisador estabeleça e mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a objetividade de sua análise.

Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como “coisas” isto é, objetos que lhe são exteriores. Diante deles, o cientista, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispõe de métodos objetivos, como a observação, a descrição, a comparação e o cálculo estatístico, para apreender suas regularidades.

04 – Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies?

R – A partir da Horda, a forma social mais simples, igualitária, reduzida, a um único segmento em que os indivíduos se assemelhavam aos átomos, isto é, se apresentavam justapostos e iguais. Desse ponto de partida, foi possível uma série de combinações das quais originaram-se outras espécie sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.

B) INTERPRETAÇÃO, PROBLEMATIZAÇÃO E PESQUISA (página 89)

Números: 05, 06, 09, 10, 12

0 5 – Durkheim afirma:

“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.”

Que características da escola positivista podemos encontrar nesse texto?

R – Como os positivistas, Durkheim procura ver nas sociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécies, organismos unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre sua teoria.

06 – Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:

“O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade científica”.

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?

R – Não. Para que houvesse um distanciamento cognitivo entre o cientista e seu objeto de estudo, assumido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos que lhe são exteriores. Diante deles, o cientista, isento de paixão, desejo ou preconceito, dispõe de métodos objetivos, como a observação, a descrição, a comparação e o cálculo estatístico, para apreender suas regularidades. Deve o sociólogo manter-se afastado também das opiniões dadas pelos envolvidos. Tais opiniões, juízo de valor individuais, podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista. Para levar essa racionalidade ao extremo, Durkheim propõe o exercício da dúvida metódica, ou seja, a necessidade do cientista inquirir sempre sobre a veracidade e objetividade dos fatos estudados, procurando anular, sempre, a influência de seus desejos, interesses e preconceitos.

09 – O crime, para Durkheim, é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discuta se o aumento vertiginoso da criminalidade nos últimos anos no Brasil e em outras sociedades permite ainda classificar o crime como um fato social normal.

R – Normal. Existem em toda e qualquer sociedade e têm como característica comum provocarem uma reação negativa, concreta e observável da sociedade contra quem os pratica, a que podemos chamar de “penalidade”.

Se, pelo menos, à medida que a sociedade evoluísse, o índice de criminalidade tendesse a diminuir, poder-se-ia supor que o crime, embora permaneça um fenômeno normal, tenderia a perder esse caráter. Sendo assim, não existe fenômeno que apresente da maneira mais irrecusável todos os sintomas da normalidade, pois ele se mostra intimamente ligados às condições toda a vida coletiva.

10. Segunda a definição de Durkheim, o aborto seria um fato social? Justifique.

R – Sim, o aborto é um fato sócia. Durkheim defende que a sociedade é um produto da ação humana, fruto, pois da arte e da reflexão das pessoas. Para que um fato social, seja considerado como tal as pessoas devem sentir, pensar ou fazer independente de sua vontade individuais. O aborto é um problema mundial.

C) APLICAÇÃO DE CONCEITOS (páginas 90 e 91)

Números: 14 e15

14 – Para Durkheim, é social todo fato que é geral. Observe a imagem a seguir e identifique os elementos que, segundo ele, caracterizam ou não um fato social.

R – Trabalhadores em fila de espera pelo seguro-desemprego, em São Paulo (SP), em 1999.

15 – Estudando o gráfico a seguir, explique:

A) O gráfico é representado de um fato social? Justifique a resposta.

B) Usando o gráfico acima como exemplo, que critérios teríamos que verificar para classificá-lo como um fato social normal ou como um fato patológico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com