TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emile Durkhaim

Dissertações: Emile Durkhaim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  3.222 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?

Durkheim, em seu livro “As regras do método sociológico” estabelece regras para que os sociólogos procedam à observação dos fatos sociais, a primeira delas e a mais fundamental é considera-los como coisas, e seus corolários são: Afastar sistematicamente as prenoções; definir previamente as coisas de que trata por meio de caracteres exteriores que lhe são comuns; considera-las independentemente de suas manifestações individuais, da maneira mais objetiva possível.

2 – Segundo Durkheim, qual é o objetivo de estudo da Sociologia?

A Sociologia pode ser definida, segundo Durkheim, como a “ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, de “toda a crença, todo comportamento instituído pela coletividade”, ou seja, os fatos sociais.

3 – Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.

O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coerção.

Coerção – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.

Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

4 – Quais são as sanções que o individuo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.

Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.

Ex. As multas de trânsito.

Espontâneas seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipo de sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável”.

5 – A escola é um Fato Social? Justifique sua resposta.

Sim. A Escola é um fato social. Nela evidencia-se a coerção social que é imposta aos alunos através de regras e normas sociais. Ela é exterior aos indivíduos, ou seja, não depende de vontades ou escolhas pessoais para sua existência. Ela se encontra generalizada por toda sociedade.

6 – Segundo Durkhaim quais são os procedimentos que o pesquisador deve ter para realizar uma pesquisa com objetividade cientifica?

A explicação científica exige que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua análise. Além disso, é preciso, segundo Durkheim, que o sociólogo deixe de lado suas prenoções, isto é, seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois nada têm de científico e podem distorcer a realidade dos fatos. Essa postura exige o não-envolvimento afetivo ou de qualquer outra espécie entre o cientista e seu objeto. A neutralidade exige também a não-interferência do cientista no fato observado. Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, isto é, objetos que, lhe sendo exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos envolvidos pensassem ou declarassem a seu respeito. Imbuído dos princípios positivistas, Durkheim queria com esse rigor, à maneira do método que garantia o sucesso das ciências exatas, definir a sociologia como ciência, rompendo com as ideias e o senso comum – "achismos” – que interpretavam de maneira vulgar a realidade social.

7 – Segundo Durkhaim qual é a finalidade da Sociologia?

Para Émile Durkheim o objeto de estudo da sociologia, tinha por finalidade explicar a sociedade encontrando soluções para vida social. São regras e normas coletivas orientando a vida dos indivíduos em sociedade. Quer dizer que em toda a sociedade deve haver a existências de leis, sem essas leis não teria a possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com