TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia Moderna de Émile Durkheim

Abstract: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia Moderna de Émile Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Abstract  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-tema 02: Enfoques Teóricos da Sociologia na Educação: Sociologia Moderna de Émile Durkheim

Émile Durkheim (1858-1917) foi um importante pensador francês, que consolidou a Sociologia como ciência. Além disso, foi o primeiro a oferecer um curso de Sociologia em uma universidade francesa e lançou, também, uma importante revista para a divulgação de pesquisas sociológicas.

Enquanto Comte fundamentou a Sociologia com base nas Ciências Naturais, Durkheim se empenhou em fazer da Sociologia uma ciência independente e com método próprio. Entretanto, muitas ideias de Comte influenciaram Durkheim, tais como a noção de lei, a busca por regularidades, isto é, por fatos recorrentes e por isso esperados em diferentes sociedades, a tradição positivista.

Durkheim definiu a Sociologia como a Ciência do Social, afirmando que ela:

• É uma ciência positiva.

• Conduz ao estabelecimento de leis, por meio da observação e da experimentação indireta.

• Tem como objetivo investigar a constituição e o funcionamento das instituições sociais, ou seja, das crenças e dos comportamentos humanos.

É importante destacar que o esforço de Durkheim se concentrou em diferenciar a Sociologia das demais ciências. Foi dessa forma que o autor apontou o Fato Social como o foco da análise sociológica.

O fato social possui como características a coercitividade, a exterioridade e a generalidade, e deveria ser tratado como coisa, ou seja, como um objeto, mesmo sendo referência à vida social dos seres humanos. Isso implica a necessidade de o sociólogo afastar a análise de fatos sociais das concepções e opiniões próprias. Por outro lado, o fato social não poderia ser visto como natural ou resultado de escolhas e gostos, mas ser tomado como algo dado e imposto pela sociedade aos indivíduos.

Tal aspecto exemplifica a postura empirista de Durkheim de tratar os fatos sociais como coisas, como objetos que, por estarem "fora" dos indivíduos, poderiam ser vistos e estudados pelos sociólogos.

Segundo Durkheim, a sociedade exerce uma primazia sobre o indivíduo, ou seja, ninguém é o que quer, mas o que a sociedade quer que seja. Os indivíduos passam e a sociedade fica, ou seja, os indivíduos morrem e a sociedade continua. Dessa perspectiva, ele afirmava que em cada contexto social existem diferentes tipos de fatos sociais, que são reproduzidos pelos indivíduos e, por esse motivo, estes são diferentes entre si.

É a sociedade que determina o modo de viver dos indivíduos, por isso o que se consideram como escolhas individuais são, na verdade, reflexos de padrões sociais que são reproduzidos automaticamente pelos indivíduos, sem que estes tenham consciência que isso acontece pelas imposições, pela força determinante que a sociedade exerce sobre eles. Por exemplo, comer não é um fato social, é natural; se um indivíduo não come, ele morre. Entretanto, o que se come é um fato social, isto é, a sociedade é que determina o que o indivíduo gosta de comer, por mais que ele ache que isso é decorrência de sua própria vontade. Lembrando que as exceções, ou melhor, indivíduos que vivem de maneira diferente dos demais em uma sociedade, não eram para Durkheim objeto de análise da Sociologia, mas sim da Psicologia.

Para entender as instituições, Durkheim se valia da comparação com organizações de diferentes tempos históricos, buscando assim desvendar as leis que determinavam a evolução dos sistemas. Por esse aspecto, ele apontou que existem as Sociedades Simples e as Sociedades Complexas, destacando que, com o passar do tempo, as sociedades simples evoluem e se tornam sociedades complexas. Nas Sociedades Simples existe uma organização social fundamentada na solidariedade mecânica, isto é, em uma solidariedade com autonomia, a partir da qual, na estrutura social, os indivíduos não estão ligados uns aos outros, ou seja, são independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com