TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sociologia de Durkheim

Artigo: A sociologia de Durkheim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Artigo  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

1- A Europa (uma sociedade forte e mais evoluída) desenvolveu a teoria do darwinismo social, para entender as condições sociais da África, da Ásia, da América e da Oceania (sociedades fracas e menos evoluídas), com o intuito de civilizá-las, para que pudessem chegar a uma sociedade industrial (que era o modelo de civilização para o europeu).

2- Os europeus se apropriando das ciências sociais e biológicas, tentaram se por no topo da evolução para se destacar como melhor espécie.

3- Auguste Comte estabelecia distinção entre os fenômenos naturais e os fenômenos sociais. Comte usou da observação, da experimentação, da comparação, da classificação e da filiação histórica como método para a obtenção de dados reais, por isso teve o mérito de firmar que os fenômenos sociais podem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais. Apesar disso Comte nega que a explicação destes dois fenômenos provenha de um só princípio. como obedecendo a leis gerais. Apesar disso Comte nega que a explicação destes dois fenômenos provenha de um só princípio.

4- Positivismo: podemos considerar uma teoria que prega a ordem instituída, não questionadora; observe todos os diversos meios gerais de exploração racional (uso da razão) a uma vida principalmente militar (altamente ordeiro e obediente). Veja uma máxima positivista: A imaginação subordinada a observação. Comte sintetizou em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Ou seja: O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.

5- O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

6- A frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da idéia central do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

CAPITULO 5

1- Para Durkheim, a Sociologia deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades. Constituiu assim o campo da morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído da forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos. Desse ponto de partida, foi possível uma série de combinações, das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.

2- Fato social é qualquer força que aja sobre os individuos, que seja externa a eles. Pra ele fato social tem 3 caracteristicas:

• Coercitividade: que é tipo a força que a cultura de uma sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com