TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engarrafamento

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

1. TEMÁTICA: Transito de veículos em Macapá.

2.DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE PESQUISA.

 Congestionamento de veículosna cidade de Macapá -APnos anos de 2013 e 2015.

3. PROBLEMATIZAÇÃO DA PESQUISA.

Considerando a nossa experiência como condutores e ate mesmo passageiros nos transportes viários percebemos grandes dificuldades para trafegar em algumas avenidas em determinados pontos e horários de Macapá ocasionando engarrafamento e refletindo diretamente no tempo gasto neste. Estamos interessados nesse problema porque queremos saber:

  • Que fatores determinam o congestionamento em Macapá ?

4.FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES.

  • A infraestrutura ineficiente nas malhas viárias e a péssima sinalização juntamente com o aumento de frotas circulantes e poucas avenidas abertas como opção de circulação ocasionam o engarrafamento.

5. OBJETO GERAL:

  • Analisar o engarrafamento em alguns pontos de transito na cidade de Macapá no ano de 2013 a 2015.

  5.1. OBJETOESPECIFICO:

  • Analisar o que casa o congestionamento de transito na cidade de Macapá
  • Identificar de que maneira essa problemática afeta a sociedade
  • Identificar de que maneira o governo esta investindo nas obras para melhoria do transito.

6. Justificativa

Com base nos estudos realizados a respeito ao congestionamentode trânsito na cidade de Macapá entre os anos de 2013 à 2015, em alguns pontos específicos da mesma, constatou-se que com o passar dos anos, este problema aumenta consideravelmente, fator este, que de certa forma, acarreta para a sociedade, de modo geral, danos, prejuízos e desconfortos.

O congestionamento é um problema que vem ganhando maior espaço no cenário nacional. A crescente urbanização no Estado não está diretamente proporcional à infra-estrutura da cidade de Macapá, pois é visível perceber que o problema é estrutural, pois, diariamente, cresce cada vez mais o fluxo de veículos e nenhuma mudança é feita na malha viária, acarretando, assim, nos problemas de congestionamento. Contudo, Macapá possui uma área urbana pequena e uma quantidade desproporcional de pessoas, e que infelizmente não foi acompanhado pelo poder público.

Desta forma, nota-se que não houve um planejamento do poder público destinado a melhoria das ruas da cidade, devido a falta de interessedas autoridades em criare executar projetos que visam a melhoria do tráfego de trânsito e que por sua vez irão contribuir para o crescimento da cidade em diversos aspectos.  

 Diante disso, este trabalho científico objetiva analisar minuosamente as causas do engarrafamento de trânsito, identificar de que maneira essa problemática afeta a sociedade macapaense e por fim informar à população amapaense as medidas cabíveis que os órgãos competentes irão tomar para amenizar o caos que se encontra o trânsito de Macapá, principalmente em horários de pico, onde a circulação dos meios de transportes acontece com mais intensidade, ocasionando diariamente no congestionamento do tráfego das ruas da cidade e que muitas vezes ocasiona em acidentes de pequeno e grande porte. A rodovia Duca Serra, por exemplo, é um dos pontos da cidade que a população enfrenta congestionamento de aproximadamente trinta minutos, momento este em que as pessoas estão se deslocando para trabalhar, estudar, entre outras coisas.

Pode-se dizer que os problemas ocasionados pelo trânsito não são um fenômeno isolado e não se trata de um mal da modernidade. Na verdade, situações desse tipo começaram a despontar paralelamente ao surgimento do automóvel na rotina da comunidade. Contudo, esse problema foi se agravando com o crescimento populacional que sofre com a precariedade do transporte coletivo e viu nas inúmeras facilidades oferecidas para adquirir um automóvel à chance de se livrar desse padecimento diário que é precisar usar um transporte coletivo.


7. ESTADO DE ARTE

MOBILIDADE URBANA NAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS: UM ESTUDO SOBRE IMPACTOS DO CONGESTIONAMENTO.

 O artigo mostra estudos de congestionamento em quatro cidades Brasileiras. (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo horizonte e Porto Alegre). Através de pesquisas de natureza quantitativa, qualitativa e entrevistas com usuários dos principais avenidas de trafego. A pesquisa pontua como consequência a perda de tempo parado impedindo a improdutividade e não gerando renda. Outros danos que causado pelo congestionamento e o estresse, a poluição do meio ambiente, redução qualidade de vida das pessoas. E só tem aumentado nas grandes cidades. Uma via pode ser considerada congestionada se a velocidade media estiver abaixo da capacidade para qual foi projetada com 60 quilometro por hora se a media estiver abaixo e considerada congestionada. A definição ainda não e exata, pois muitas pessoas têm diferentes conceitos a respeito do assunto. O aumento de transportes nas ruas este também ligado com as rendas das pessoas em cada cidade. Para Dons “afirma que o congestionamento causam dois problemas sócias: perda de tempo e dinheiro”. Nas pesquisas as maiores taxas de uso das vias pesquisadas foram São Paulo desmontando a concentração de uso nos corredores. Belo Horizonte apresentou a maior taxa de usuários frequentes, seguida de Porto Alegre (usuários frequentes são representados em sua maioria por taxista e motoristas de ônibus). Rio de Janeiro se destaca pela exposição em duas vezes por dia horários de pico de manhã e de tarde. O congestionamento nas principais cidades brasileira e um problema que se tem tido resultando em perda de tempo, combustível equalidade do ar.

Art. Dr Dirceu Rodrigues Alves Jr. Especialista em Medicina de trafego sobre a repercussão dos congestionamentos no organismo e suas consequências para a saúde.

Os engarrafamentos e as lentidões do trânsito nas grandes cidades parecem motivo para avaliação detalhada por parte da engenharia e medicina de tráfego. A sensação de perda da liberdade sofrida pelo cidadão é capaz de levar-lhe a distúrbios de comportamento com consequências imprevisíveis.

Tivemos oportunidade de levantar alguns incidentes de engarrafamento. Todos envolviam pessoas tensas, apressadas e ansiosas. Nas entrevistas concluímos tratar-se de fóbicos do trânsito, do engarrafamento, dos obstáculos do dia a dia das grandes cidades. Tais fatores psicoemocionais transformados em sinais e sintomas orgânicos faziam apresentar queixas e consequentemente o uso de alguma droga caseira para aliviar. Isto gera um custo em dinheiro muito grande caracterizado não só pelo desperdício de combustível, desgaste de motores, mas também pelo dano físico e psicoemocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com