TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGARRAFAMENTO DE ÁGUA MINERAL

Tese: ENGARRAFAMENTO DE ÁGUA MINERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 8

ENGARRAFAMENTO DE ÁGUA MINERAL

Apresentação

A água destinada ao consumo humano deve ser isenta de contaminantes químicos ou biológicos, além de apresentar certos requisitos de ordem estética. Entre os contaminantes químicos, estão compreendidos os elementos ou compostos tóxicos, inclusive os de origem orgânica, e elementos emissores de radiações ionizantes. Entre os contaminantes biológicos são citados organismos patogênicos, principalmente vírus, bactérias, protozoários e vermes que, veiculados pela água, possam parasitar o organismo humano por ingestão ou simples contato. Os requisitos de ordem estática são, principalmente, baixos teores de cor e turbidez; ausência de propriedades organolépticas; baixos teores de compostos tensoativos.

A necessidade de fazer análise microbiológica na empresa é conhecida de todos, mas existem muitas dúvidas sobre como fazer isso e exigir um grande investimento. Ter uma estrutura mínima para garantir a qualidade microbiológica da água não é difícil e pode ser implantada na rotina industrial, a um passo para atender as exigências do consumidor.

Águas minerais por definição, são águas de origem profunda, não sujeita as influências das águas superficiais ( aquelas provenientes das fontes naturais ou artificialmente captadas) e possuem composições químicas e propriedades físico-químicas distintas das águas comuns. São retiradas diretamente das fontes e engarrafadas com o mínimo de tratamento, pois devem chegar ao consumidor com as mesmas características de pureza de quando brotam da fonte. A linha de processamento das águas minerais deve ter monitoramento e controle rígidos.

Mercado

Apesar da falta quase que total de divulgação do produto, a produção e o consumo de água mineral ou potável de mesa no Brasil, chegou a 3 bilhões de litros em 1999, crescendo 20% em relação ao ano anterior, ampliando o consumo per capita em 1999 para 17,67 litros. O principal motivo desse crescimento foi, sem dúvida, a estabilização da economia.

O grande destaque do ano ficou com a região Nordeste, ampliando sua produção em mais de 40% em relação ao ano de 1998, chegando aos 754 milhões de litros. Outros Estados que merecem destaque são: Alagoas, Bahia e Santa Catarina que apresentaram crescimento de 119%, 75,3% e 75,4% respectivamente. Os maiores produtores de água mineral ou potável de mesa, em volume, no entanto, são, respectivamente: São Paulo (1,1 bilhão), Minas Gerais (255 milhões), Pernambuco (249 milhões), Rio de Janeiro (177 milhões), Paraná (159 milhões), Bahia ( 123 milhões) e Rio Grande do Sul (117 milhões).

A região Sudeste continua sendo responsável pela maior produção de água mineral e potável de mesa do país, detém 53% da produção, ou seja, produz um total de 1.592.000.000 litros, sendo que deste montante, 36,90% são produzidos no Estado de São Paulo, 8,50% em Minas Gerais e 5,90% no Rio de Janeiro. Em seguida está a região Nordeste, detentora de 25,10% da produção, um total de 754.255.000 litros, sendo que Pernambuco detém 8,30%, Bahia 4,10% e Ceará 3,80%; a região Sul, detém 10,60% de toda a produção nacional com 318.530.000 litros, sendo que o Paraná se destaca com 5.30% da produção e o Rio Grande do Sul com 3,90%. A região Centro- Oeste detém 5,90% da produção, ou seja, 177.295.000 litros, aqui temos Goiás com uma produção anual de 2,40% e Mato Grosso com 1,90% se posicionando à frente dos demais Estados da região. Por último, a região Norte detém 5,20% da produção anual, ou seja, 156.260.000 litros, impulsionando a produção desta região está o Estado do Pará com 2,60%.

Localização

Para este tipo de atividade, em função da fonte de água geralmente se localizar em área de difícil acesso, a indústria pode desmembrar suas atividades, ou seja, a produção ficando junto a fonte, e a outra parte que compreende o escritório de vendas e a estocagem do produto final, localizada na cidade mais próxima da região.

Certifique-se de que o local escolhido oferece a infra-estrutura adequada à sua instalação e propicie seu crescimento.

Estrutura

A estrutura básica deve contar com uma área de 200 m2, que englobará as áreas de produção e almoxarifado, estocagem de produto final, movimentação de carga e o escritório.

Equipamentos

Na escolha dos equipamentos deve-se levar em conta alguns fatores, são eles: vazão da fonte; área da mina; intenção e disponibilidade e o investimento.

Alguns equipamentos básicos:

- Máquina lavadora;

- Câmara germicida;

- Filtradora;

- Máquina enchedora;

- Móveis e utensílios e etc.

Investimento

De acordo com a Abinam, o investimento exigido para este empreendimento é em média de R$ 2 milhões, se a empresa é dona da propriedade, cai para R$ 1 milhão.

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma indústria de pequeno porte, montada numa área de 200m², será necessário um investimento de Um Milhão de Reais aproximadamente.

Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário

decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento e não contempla o valor de aquisição do terreno.

Pessoal

Um dos principais profissionais deste segmento é um técnico que vai desenvolver as seguintes funções: orientar a linha de industrialização da água, desde o recebimento da matéria prima até a liberação do produto embalado. Na linha de beneficiamento você vai precisar de um profissional em cada uma das etapas do processo: dois na recepção e expedição (carga e descarga), um motorista, dois mecânicos industriais e dois auxiliares de serviços gerais. Além da sua dedicação na gerência e comercialização do negócio.

Processos produtivos

Características - A característica de pureza da água mineral aliada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com