TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Do Direito

Artigo: Escolas Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Escolas Sociológicas

ESCOLA MECANICISTA

Essa escola considera a sociedade como um setor da vida cósmica, regida pelas mesmas leis que regem os átomos, a molécula e o sistema planetário.

Os instintos, as tendências, as necessidades vitais (fome, etc.)e as emoções (amor, ódio, etc.) são manifestações da energia universal, da força de gravitação e das forças de coesão, atração e repulsão existentes no universo.

Os pensadores que mais se identificam com essa escola são Winiarski, Gustave de Bon, Ostwald, Solway e Pareto.

ESCOLA BIOLÓGICA

A Escola Biológica considera a sociedade como um ser vivo, igual as plantas e aos animais e sujeito às mesmas leis biológicas de reprodução, conservação, luta pela vida, adaptação, seleção e diferenciação de formas e funções.

Essa escola subdivide-se em evolucionista e organicista. A evolucionista considera a sociologia como uma meta-biologia, ou seja, o estudo biológico do grupo social, ao passo que a organicista compara a sociedade como um organismo real, um animal.

Escola Biológica Evolucionista: A vida social, nessa escola, é estudada como um estudo macro da biologia, onde a mudança do comportamento social é comparado à evolução biológica, à adaptação ao meio, à luta pela vida e à seleção dos mais aptos.

O pensador mais identificado com essa escola é Spencer.

Escola Biológica Organicista: A sociedade, nessa escola, é comparada a um organismo real, como os animais, que vive e se reproduz, mantendo todas as suas características e fases comportamentais, ou seja:

a) estrutura material: células, tecidos e órgãos

b) estrutura emocional: vontade, sensibilidade, inteligência

c) estrutura funcional: saúde, doença, infância, juventude, maturidade, velhice e morte.

Os pensadores mais identificados com a escola são: Schaflle, Lilienfeldt, Worms, Espinas e Novicow.

ESCOLA PSICOLÓGICA

A Escola Psicológica estuda a sociedade como uma forma manifesta de comportamento coletivo, considerando os fenômenos sociais como fatos psíquicos.

Os fatos característicos do comportamento do indivíduo, como a imitação, sugestão, simpatia, interferência, conflitos e desajustamentos mentais são extrapolados para o grupo social.

O pensador mais identificado com essa escola é Gabriel Tarde.

ESCOLA GEOGRÁFICA

Também chamada de Escola Antropogeográfica ou Ecológica, essa escola considera o fator geográfico como o fator preponderante na determinação do comportamento dos grupos sociais.

Esses fatores são a distribuição das terras, águas, mares, rios, continentes, ilhas, montanhas, vales, desertos, planícies e tudo o mais.

Reclus e Ratzel são dois dos pensadores mais envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com