TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado Herdado e Estado Necessariо

Artigo: Estado Herdado e Estado Necessariо. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Artigo  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  219 Visualizações

Estado Herdado e Estado Necessario:

O Estado Herdado associava patrimonialismo e autoritarismo com clientelismo, hipertrofia com opacidade, insulamento com intervencionismo, deficitarismo commegalomania, não atendia ao projeto das coalizões de direita e muito menos daquelas de esquerda.

A principal característica do Estado Herdado é a situação não desejada, onde as políticas públicas nãoestão de acordo com as expectativas da população, pois se fosse diferente este seria denominado “Estado Ideal”. Normalmente o Estado Herdado tem caráter negativo, pois se caracteriza por um momentoindesejado, como já ocorreu no Brasil: um Estado patrimonialista, autoritária e clientelista.

O Estado Necessário, por sua vez, caracteriza-se por sua capacidade de fazer emergir e atender àsdemandas da maioria da população e colocar o país numa rota que leve a estágios superiores de civilização.

No Estado Necessário ocorre o processo de pesquisa, análise e adequação, processos quedenomina-se: “Processo Evolutivo do Estado”, onde se tem uma problematização e uma evolução na melhora das condições de vida da população. A descoberta das reais necessidades da população é ponto chave doEstado Necessário, pois ao contrário seria prepotência (que é uma característica do Estado Herdado), onde se conhece as reais necessidades de outros, onde nem sempre uma necessidade é idêntica a dooutro.

O “Estado Ideal” é aquele em que todas as necessidades e expectativas da população para uma vida com qualidade e sustentável procura promover um país mais justo e igualitário, este é oEstado Necessário. É, na verdade, o que almejamos há tempos: a Democracia!

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com