TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individualismo Político-Axiológico Liberal E O Papel Do Estado, Definem O Papel Do Estado Para O Liberalismo.

Artigo: Individualismo Político-Axiológico Liberal E O Papel Do Estado, Definem O Papel Do Estado Para O Liberalismo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2012  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  1.879 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PUBLICA

MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA

POLO DE LÁBREA

Unidade II - Fundamentos Teóricos da Ciência Política

ABRIL – 2012

LÁBREA – AM

MISTAEL PANTOJA

Unidade II - Fundamentos Teóricos da Ciência Política

ABRIL – 2012

LÁBREA – AM

ENUNCIADO

Explique como Newton Oliveira, no artigo O Individualismo Político-Axiológico Liberal e o papel do Estado, definem o papel do Estado para o Liberalismo.

- Utilize o texto para responder. Faça, no máximo, 15 linhas para explicar essa relação. Seja objetivo, respeitando o conteúdo e a mensagem do artigo.

Ele define que, em tempo posterior ao que se considera o individualismo político como sistema de defesa da pessoa humana. O Estado como representante da sociedade deve limitar e reconhecer os valores da pessoa humana, limitando seu poder sobre o indivíduo não dando valor necessário para o bem comum.

Entrando nas ideias dos valores serem desenvolvidos individualmente, suas consequências rotineiras são sempre coletivas, daí porque os homens desde os primórdios da vida em sociedade ter si pautado por sistemas políticos de valor, que refletem o grupo de valores predominante que eles elegem, se são os valores da individualidade, os da coletividade ou os da cultura.

O Estado consagra-se, em os valores supremos da pessoa humana e, indica com precisão, a segurança do direito, promovendo as condições determinantes para que os homens, vivendo, possam desenvolver-se, fazendo existir o clima moral da ordem e da tranquila convivência que apresenta a igualdade de oportunidades para todos. O Estado bota em prática a perfeição de seus sujeitos e atinge assim o bem público, isto é, o bem comum.

Referencias

LIMA, Newton de Oliveira. O Individualismo Político-Axiológico Liberal e o papel do Estado. Disponível em <http://jusvi.com/artigos/36025>. Acesso em 12 de abr de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com