TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular

Ensaios: Estagio Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 11

Relatório de Estágio Curricular em

CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTENCIA SOCIAL - CREAS

LUANA KARLA SANTOS LOPES

Maceió - AL

2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA

Relatório de Estágio Curricular em

CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTENCIA SOCIAL - CREAS

Dados do Estagiário

Nome: LUANA KARLA SANTOS LOPES

Registro Acadêmico: 1999G68D022V

Curso e Período: PSICOLOGIA 6° ANO

Dados do Local de Estágio

Empresa: PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPIRACA/AL

Supervisor: MARIA DO CARMO NOBRE PESSOA

N° de registro: CRP-AL 15/1615

Período de Estágio

Início: _03__/_12__/__2012___ Término: _03__/_04__/__2013___

Jornadas de trabalho: ___40_____ horas semanais.

Total de horas: __640_____horas em ____04 MESSES________________

Maceió – AL

2013

1 - INTRODUÇÃO

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS configura-se como uma unidade pública e estatal, de abrangência municipal ou regional, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos com seus direitos violados e que se encontrem em situação de risco pessoal e social por ocorrência de violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

As situações acompanhadas pelo CREAS são complexas, pois envolvem violações de direitos e são permeadas por tensões familiares e comunitárias, podendo acarretar fragilização ou até mesmo rupturas de vinculações. O CREAS desempenha um papel que exige o desenvolvimento de intervenções mais complexas, as quais demandam conhecimentos e habilidades técnicas mais específicas por parte da equipe, além de ações integradas com a rede.

O trabalho especializado ofertado no CREAS exige que a equipe profissional seja interdisciplinar, contando com profissionais de nível superior e médio. É importante mencionar que a atenção especializada e a qualificação do atendimento ofertado no CREAS se expressam também por meio da prevenção do agravamento das situações atendidas. A esta prevenção concerne o conjunto de ações desenvolvidas na perspectiva da redução dos efeitos e consequências das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, vivenciadas pelos indivíduos e famílias atendidos. Nessa direção, podem ser prevenidos, por exemplo, a perpetuação de ciclos intergeracionais de violência intrafamiliar ou até mesmo o agravamento da violência, a tal ponto que rupturas ou afastamentos do convívio se mostrem as estratégias mais adequadas para assegurar proteção.

Cada profissional tem a atuação bem definida, mas sempre de forma integrada para não descaracterizar o acolhimento do abuso ou exploração sexual, ou seja, para não particularizar ou mesmo nomear um responsável pelo ocorrido furtando-se à necessidade de atenção à família e ao contexto em que estão inseridos os atores dessa ocorrência. A atuação interdisciplinar visa à elaboração de uma estratégia para cada grupo de pessoas envolvidas no abuso ou exploração sexual, uma vez que são particulares as condições em que o evento está circunscrito.

Compreende-se que para a construção individual do ser humano, em especial quando este se encontra vitimizado pela anulação de direitos peculiares ao ser, importa que além do acompanhamento técnico contínuo, que certamente subsidiará a estruturação individual e familiar, haja de forma estruturada uma rede de atendimento, que contribua no desenvolvimento de cada pessoa acompanhada. Dessa forma o CREAS deverá está articulado com a rede de serviços de assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.

O público alvo abrange crianças, adolescentes, pessoas idosas, mulheres, pessoa com deficiência com seus direitos violados, famílias em descumprimento de condicionalidade do Programa Bolsa Família – PBF e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, em decorrência de violação de direitos, além de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviços à Comunidade – PSC.

Os serviços ofertados pelo CREAS consistem em acolhida e escuta; atendimento individual; articulação com serviços de políticas públicas, serviços socioassistenciais e com os demais Serviços de Garantia de Direitos; orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais; estudo psicossocial dos casos acompanhados; grupos operativos com familiares e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto; construção do Plano Individual de Atendimento – PIA; visitas domiciliares; visitas institucionais; palestras; capacitações; campanhas socioeducativas; relatórios técnicos dos casos acompanhados; referência e contra referência.

No momento, além das atividades tipificadas, o CREAS atende a demanda do Poder Judiciário, no que se refere a elaboração de Relatórios Técnicos nos Processos de Habilitação para Adoção e Ações de Curatela, Tutela, Guarda, Adoção, Destituição do Poder Familiar, Interdição, Apuração de Ato Infracional, Homicídio Culposo (nos casos de aplicação de Perdão Judicial).

Antes da implantação do CREAS em Arapiraca-Al, havia um programa denominado SENTINELA que funcionou até dezembro de 2008. O CREAS passou a atuar em janeiro de 2009. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00min às 17h00min. A equipe que trabalham no local é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com