TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular

Trabalho Universitário: Estagio Curricular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO DE INTERVENÇÃO

CONTEÚDO: A Família na Escola

TEMA: "Família/Escola"

INTRODUÇÃO:

A educação e a escola têm uma relação estreita, apesar de esta não configurar uma relação de dependência, pois há uma distinção entre a educação escolar e a educação que ocorre fora da escola. De acordo com Guzzo (1990), o sentido etimológico da palavra educar significa promover, assegurar o desenvolvimento de capacidades físicas, intelectuais e morais, sendo que, de forma geral, tal tarefa tem sido de responsabilidade dos pais.

De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (1999), o grupo familiar tem uma função social determinada a partir das necessidades sociais, sendo que entre suas funções está, principalmente, o dever de garantir o provimento das crianças para que possam exercer futuramente atividades produtivas, bem como o dever de educá-las para que "tenham uma moral e valores compatíveis com a cultura em que vivem" (p.238). Nesse mesmo sentido, Oliveira (2002) resume a função da família dizendo que "a educação moral, ou seja, a trasmissão de costumes e valores de determinada época torna-se, nesta perspectiva, seu principal objetivo" (p.16).

A responsabilidade familiar junto às crianças em termos de modelo que a criança terá e do desempenho de seus papéis sociais é tradicionalmente chamada de educação primária, uma vez que tem como tarefa principal orientar o desenvolvimento e aquisição de comportamentos considerados adequados, em termos dos padrões sociais vigentes em determinada cultura.

A escola é a instituição que tem como função a socialização do saber sistematizado, ou seja, do conhecimento elaborado e da cultura erudita. A contribuição da escola para o desenvolvimento do sujeito é específica à aquisição do saber culturalmente organizado e às áreas distintas de conhecimento. No que diz respeito à família, "um dos seus papéis principais é a socialização da criança, isto é, sua inclusão no mundo cultural mediante o ensino da língua materna, dos símbolos e regras de convivência em grupo, englobando a educação geral e parte da formal, em colaboração com a escola" (Polonia & Dessen, 2005, p.304).

Sendo assim, escola e família têm suas especificidades e suas complementariedades. Embora não se possa supô-las como instituições completamente independentes, não se pode perder de vista suas fronteiras institucionais, ou seja, o domínio do objeto que as sustenta como instituições.

JUSTIFICATIVA:

Vivemos num mundo em que as mudanças acontecem de forma acelerada. Estamos sempre correndo, preocupados com o tempo que se tornou curto, em relação à quantidade de tarefas que temos à realizar. Com isso, acabamos esquecendo de coisas importantes, não paramos para refletir se tudo o que fazemos é realmente necessário. É neste contexto que se encontra a nossa família, devemos estar sempre atentos, dedicar o máximo e trata-la como se fosse um tesouro. O tema será trabalhado com o intuito de despertar a importância e o valor da instituição família na educação de nossas crianças. Amar e respeitar a família.

OBEJTIVO GERAL:

- Propiciar á criança a reflexão de sua estrutura familiar e o relacionamento entre as pessoas de sua família, e com as demais pessoas que a rodeiam.

OBEJTIVOS ESPECIFICOS:

- Reconhecer a importância de todos os membros da família, sua importância;

- Diferenciar os comportamentos e relacionamentos entre diferentes famílias;

- Comentar sobre as profissão dos membros da família;

- Resgatar o valor da família, da escola;

- Falar da função social da família, da escola;

- Interagir família e escola;

- Promover o dia da família na escola, aproximando-os sempre mais.

METODOLOGIA:

Será realizada conversas informais sobre(a vida em família, em casa, na escola, no trabalho, o que gosta, como é a alimentação, a casa, a higiene, quem cuida das crianças durante o dia, a importância de ter uma família, a profissão dos pais, etc). Quem faz parte da minha família, quem mora comigo. Descrever a família através do desenho e falar como são tratados pelas pessoas que convivem com eles em casa. Pedir para trazerem fotos ou gravuras que represente a família e confeccionar um mural. Comentar sobre valores familiares, a importância da família e do sobrenome, dramatizar cenas da vida real em família. Fazer atividades, comentários, ouvir músicas e fazer brincadeiras sobre a higiene física, mental, social. Também convidar os pais para passar um dia ou um momento na escola incentivando os filhos e acompanhar o desenvolvimento dos mesmos. Levar a Bíblia, ler e falar da importância de ter uma religião e muito mais. Contar história envolvendo o tema; fundo musical enquanto comenta sobre a função social da família, da escola.

RECURSOS METODOLÓGICOS:

Fotos, tesoura, revistas para recorte de gravuras, cola, Bíblia, livrinhos de historinhas, textos sobre a família-escola, cd de músicas e histórias, cartolina, fita adesiva, lápis, tapete, caderno, lápis de cor.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

Uma semana, do dia ... a .../...

Segunda-Feira 25/04

Momento do tapete:

rodinha-música para oração: sempre solicitar um voluntário para estar ajudando no decorrer da aula.

Contar a história "Infância de Jesus" /Livro a Vida de Jesus- ressaltar o carinho e o auxílio que Jesus prestava a sua mãe e seu pai nos deveres diários ( Deus deseja que tanto pais como os professores eduquem as crianças nos deveres práticos da vida diária... / Orientação da Criança Pág, 350- Ellen G. White).

Conversação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com