TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estamos Sozinhos No Universo?

Exames: Estamos Sozinhos No Universo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivos

Guia de flexibilização NOVA ESCOLA

Veja aqui como

adaptar este

plano de aula

para seus alunos

com deficiência - Comparar as condições existentes do novo planeta descoberto pela NASA com a Terra.

- Evidenciar teorias científicas sobre a origem da vida.

Conteúdos

- A origem da vida: hipóteses sobre a origem da vida

- Vida primitiva

Tempo estimado

Três aulas

Materiais necessários

- Computadores com acesso à internet.

- Cópias da reportagem "NASA: descoberto primeiro exoplaneta habitável do tamanho da Terra", publicada no site de Veja (acesse aqui).

- Projetor de imagens.

Introdução

A reportagem "NASA: descoberto primeiro exoplaneta habitável do tamanho da Terra", publicada no site de Veja, traz a descoberta de um novo planeta - o Kepler-186f - com dimensões semelhantes às da Terra, composto de rochas e água líquida. Aproveite esse plano de aula para trabalhar as teorias científicas da Origem da Vida e a vida primitiva na Terra.

Plano de aula - Em busca das origens

Plano de aula - Uma viagem à origem da vida

Desenvolvimento

1ª etapa

Inicie a aula investigando o que os alunos sabem sobre as hipóteses da Origem da Vida na Terra. Comece a conversa com perguntas do tipo: Existem teorias científicas que explicam o surgimento da vida na Terra? Qual a mais aceita? Sobre o início da vida em nosso planeta, quais as características dos primeiros seres vivos: autotróficas ou heterotróficas?

Diga à turma que é possível que o surgimento do planeta Terra seja de 4,5 bilhões de anos e que, segundo a teoria do Big Bang (a mais aceita atualmente), isto teria acontecido a partir de uma combinação de poeira cósmica oriunda de uma explosão. A partir dessa poeira teriam surgido o universo, as galáxias, as estrelas e os planetas, inclusive a Terra. Lance para classe o seguinte questionamento: Existe vida na Terra desde que ela surgiu? Diga a eles que a resposta é não. Isso porque o ambiente inicial da Terra não era inóspito, impróprio para o surgimento e manutenção da vida. O evento do surgimento da vida em nosso planeta teria acontecido a cerca de 3,5 bilhões de anos.

Distribua cópias da reportagem de Veja "NASA: descoberto primeiro exoplaneta habitável do tamanho da Terra" para a turma e realize uma leitura dirigida. Fale sobre as possibilidades de vida nesse novo planeta. Diga à turma que estar em uma zona habitável não significa que este planeta seja habitável. Mas, assim como no caso da Terra, não significa que não possa ser habitável futuramente. Divida a turma em dois grandes grupos: O grupo Terra e o grupo Kepler-186f. Cada grupo deve pesquisar características e semelhanças entre os planetas em estudo. Crie questões norteadoras para auxiliar na pesquisa dos alunos. Eles devem responder as questões abaixo comparando as características da Terra e do recém descoberto Kepler-186f:

- Quanto tempo dura um ano?

- Qual dos planetas é maior?

- Quais são as condições de água líquida?

- Qual a temperatura média na superfície de cada planeta?

- Qual é a composição de gases na atmosfera?

- Qual sua estrutura geológica?

A ideia desta pesquisa é que os alunos tracem as semelhanças e as diferenças entre os dois planetas e saibam justificar porque essa descoberta pode mudar o rumo das pesquisas espaciais. Para a realização desse trabalho, verifique a disponibilidade da sala de informática.

Após a pesquisa, cada grupo deverá criar e apresentar um mapa conceitual. Explique brevemente que os mapas conceituais são diagramas que indicam relações entre conceitos ou entre palavras que usamos para representar conceitos. Se preferir, selecione alguns exemplos de mapas conceituais e projete para a turma. Escreva no quadro um mini roteiro para auxiliar os alunos nessa elaboração.

Em seus mapas, os alunos devem:

- Identificar os conceitos-chaves do assunto pesquisado;

- Conectar os conceitos com linhas ou setas;

- Apresentar e trocar os mapas entre os grupos, para que os alunos negociem conceitos e significados repetidos ou que não apareceram em um dos mapas para a construção de um único mapa.

Para finalizar essa etapa, apresente para a turma o seguinte infográfico, com informações sobre planetas de dentro e de fora do sistema solar (acesse aqui).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com