TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Politica

Dissertações: Etica E Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO

DE

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Marciel Santos

Bruno Anderson Guimarães Cutrim

Daniel Cabral

Rafael Ribeiro

Nelson Marinho

Jackson da Silva Machado

Maxwell Mendes

Trabalho apresentado à disciplina

de Ética, Política e Sociedade, ministrada pelo

professor Msc. Antonio Carlos Lima Gomes

para obtenção de nota parcial.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------ PÁG. 3

2. A VITA ACTIVA E A CONDIÇÃO HUMANA-------------------------- PÁG.3

3. A EXPRESSÃO VITA ACTIVA-------------------------------------------- PÁG. 3

4. ETERNIDADE VERSUS IMORTALIDADE------------------------------- PÁG. 4

5. CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------- PÁG. 4

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ----------------------------------------- PÁG. 5

A CONDIÇÃO HUMANA

1. Introdução

O livro A condição Humana, de Hannah Arendt, como ela mesma coloca, é uma tentativa de reconsideração da condição humana, sugerindo, apenas, que se pense o que estamos fazendo. E a partir esta ideia, ela trabalha nas atividades da condição humana, que é de alcance de todos: o trabalho, a obra e a ação, que ela denomina de vita activa.

O trabalho é a atividade pertinente ao processo biológico do corpo humano, do qual a sua condição humana de trabalho é a própria vida; a obra, diz respeito a atividades de não naturalidade, é a produção do mundo “artificial” das coisas, onde sua condição humana é a mundanidade; e a ação é a atividade que se dá entre os homens e sua condição humana é a pluralidade.

As três atividades relacionam-se à condição mais geral da existência humana que é o nascimento e a morte, a natalidade e a mortalidade. Dessa forma o trabalho garante a vida da espécie; a obra, por meio do produto, permite a permanecia e a durabilidade do tempo humano; e a ação causa a condição de lembrança para a historia.

Não se trata de uma leitura cartesiana, pois a autora em cada capitulo retoma temas anteriores. Bem como não segue idéias lineares, visto que ela vai e volta aos temas históricos e filosóficos, desde a Grécia até a modernidade.

2. A Vita Activa e a Condição Humana

A definição de vita activa apresentada designa três actividades humanas fundamentais: labor, trabalho e acção. O labor é definido como a actividade ligada ao processo biológico do corpo humano; a condição humana do labor é a própria vida. O trabalho, por sua vez, é a actividade artificial da condição humana; a condição humana do trabalho é a mundanidade. A acção é a actividade que se exerce directamente entre os homens sem mediação da matéria; a condição humana da ação é a pluralidade.

A pluralidade é trabalhada pelo texto como a condição da acção humana que

deriva do facto de sermos humanos (semelhantes), contudo sem sermos iguais.

A autora trabalha a relação entre essas actividades humanas com a condição.

Humana da natalidade e da mortalidade. O labor, o trabalho e a acção têm relação com a natalidade na medida em que esta prepara o mundo para a chegada de outros. Por outro lado, aponta que a acção está mais ligada à condição da natalidade, aquela é actividade política por excelência o que leva a autora a concluir que a natalidade constitui a categoria central do pensamento político; enquanto a mortalidade constitui a categoria do pensamento metafísico.

Os homens são apresentados como seres condicionados na medida em que tudo aquilo que entra em contacto com o homem torna a condição da existência deste. Nesse sentido o impacto da realidade do mundo sobre a existência humana é sentido e recebido como força condicionante. Ao abordar essa característica, a autora distingue a natureza humana da condição humana. Por outro lado, apresenta que as condições da natureza humana – vida, natalidade, mortalidade, mundanidade, pluralidade e o planeta terra, não são condicionantes absolutas, razão pela que não são capazes de explicar “o que somos”.

3. A Expressão Vita Activa

A expressão recebe uma carga da tradição do pensamento político

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com