TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eutanásia

Relatório de pesquisa: Eutanásia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo tratar um assunto polêmico, que é a eutanásia, propulsor de diversos debates, que dividem opiniões entre o moral e imoral, e atualmente gerando conflitos com os direitos humanos, assunto que não só fica restrito a vida e morte, mas sim de uma questão da dignidade humana.

No sentido pelo qual descore tamanha discussão, trarei no presente trabalho uma simplificação da eutanásia, para que possa esclarecer e divulgar um assunto tão inerente que é a eutanásia para a sociedade, afim que as pessoas possam criar opiniões de valor diante do assunto.

Inicialmente trarei o conceito sobre a termologia eutanásia, logo em seguida expondo algumas formas de eutanásia mais difundida nas doutrinas, sendo a eutanásia voluntária e involuntária, eutanásia passiva e ativa juntamente com a eutanásia eugênica, lembrando que é comum encontrar diversas outras classificações, no entanto afim de não se prolongar estarei comentando apenas as cinco citadas anteriormente.

Tendo em vista a importância do fator histórico da eutanásia, no qual espanarei sobre sua origem e suas formas em que ocorrem em diversas sociedades no decorrer do tempo. Como o primeiro caso de eutanásia registrado em nossa história, e sociedades primitivas que se utilizavam dessa técnica em membros de sua comunidade. E atrocidades marcantes na história como “Aktion T4”, que fez a humanidade ver o lado mais negro da eutanásia.

Devido à repercussão que causa em nossa sociedade atualmente estarei divulgando, a opinião tanto da jurisdição brasileira como de algumas religiões como o budismo, judaísmo, islamismo e cristianismo, juntamente com a visão da medicina, se suma importância nesse caso, já que cuidaria dos procedimentos para tal prática.

Devido à amplitude do tema o devido trabalho não trará o assunto de forma minuciosa, porém estarei retratando algumas de suas principais características, para melhor entendimento sobre tal assunto. Não tendo por objetivo criar opinião sobre o assunto, mas sim esclarecer uma prática de suma importância.

Vale ressaltar que o trabalho busca esclarecer o que seja eutanásia, o que já é de grande importância devida à magnitude que o respectivo tema tem diante de nós, onde poderemos refletir se vale apena mesmo a eutanásia, ou é mais uma forma da sociedade se autodestruir.

Para desenvolvimento do trabalho foi utilizado como metodologia à pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, através de coleta de dados em livros, sites, reportagens referente ao assunto, utilizando-se do método histórico e do dedutivo, com âmbito de melhor compreensão do assunto.

Pela necessidade de melhor esclarecimento do assunto, o respectivo trabalho busca mostrar situações onde a dignidade da pessoa humana, é contestada, independente da escolha tomada, onde razão e sentimento entram em conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com