TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eva Genetica

Trabalho Escolar: Eva Genetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

A Eva genética – A origem do homem

A Eva genética viveu 150 mil anos atrás na África e todos descendem dela, ela é a mãe da humanidade.

A 150 mil anos atrás o mundo passou por uma era glacial, as calotas de gelo avançaram e os níveis dos mares caíram 120 m. A África se tornou um passo deserto com pequenas ilhas de verdes, com pequenos grupos de pessoas. Os primeiros humanos modernos, caçadores e coletores vivendo e se abrigando onde podem.

Há 150 mil anos atrás a caça era fundamental para a sobrevivência, isso explica muito sobre o comportamento do homem, pois para caçar é necessário um pensamento cuidadoso de planejamento, de cooperação e requer inteligência e comunicação. A comida é repartida no grupo e isso os aproximava mais.

Nossos ancestrais tinham uma vida culturalmente diferente da nossa, mas com toda a capacidade de abstração de pensamentos e necessidades familiares.

O rastreamento genético esta desvendando muitos mistérios, mais do que se achava possível, quando os humanos modernos deixaram a África e se espalharam pelo globo, e através de uma linha genética podemos entender por que isso aconteceu.

A Eva genética que todos descendemos, não era a única mulher que vivia na época e nem a mais fértil, mas seus genes foram os mais bem sucedidos e os únicos que sobreviveram. Todos que estão vivos hoje podem traçar uma linha ancestral ligada ao dessa mulher, através de uma parte especial de nosso DNA, o DNA mitocondrial. O DNA é o nosso código molecular e o que nos identifica de maneira única. As mitocôndrias estão em quase todas as nossas células e são separadas de nosso DNA cromossômico que dita nossas características.

Os homens herdam das mães, mas não passam a diante. Nas mulheres eles passam de mãe para filha até a última geração, quase inalterado. E dessa forma conseguimos traçar nosso caminho de volta até a Eva genética.

Através de pesquisas os cientistas descobriram que esse DNA mitocondrial sofre mutações genéticas o tempo todo, deixando pequenos marcadores. Esses marcadores servem como códigos de barras e acontecem com certa frequência. Eles descobriram que os grupos com os primeiros marcadores vieram da África vivendo dentro da África, imaginaram então se eles seriam as pessoas mais antigas do mundo.

A África é o local de nascimento de todas as espécies humanas que vivem neste planeta. Esse mundo moldou humanos durante anos através de ciclos de alternância de deserto e vegetação e são registros climáticos que nos dão a próxima pista. Muitos humanos modernos tentaram sair da África, por diferentes partes e motivos, mas eles não sobreviveram.

Sempre estivemos a mercê do clima, quando os tempos eram bons podíamos nos espalhar, mas a era glacial congelou o mundo e os desertos se fecharam concentrando nossos grupos em territórios menores junto a costa.

Numa dietas constantes de frutos do mar, talvez mais crianças tenham sobrevivido.

Mas os números crescentes tornaram a demanda de comida mais desesperada, acampamentos deviam somar apenas algumas centenas. Em certa época haviam apenas 10 mil homens modernos, éramos uma espécie em extinção.

Quando os pescadores não tiveram mais sucesso, eles não tiveram outra escolha, tiveram que atravessar o mar vermelho.

Um grupo pequeno com êxito, eram provavelmente 250 pessoas no máximo. E deviam estar separados em unidades familiares de 5 a 20 pessoas, mas trabalhando em conjunto com os outros grupos. Qualquer numero menor que 200 não seria viável, pois não sobreviveriam as epidemias e a fome.

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com