TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evoluçao Historica Da Mulher

Dissertações: Evoluçao Historica Da Mulher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 7

A EVOLUÇÃO HISTORICA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

MACAPÁ, 2013.

ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

FUNDAMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

MÔNICA DIAS

DANIELA BRAGA

MACAPÁ, 2013.

INTRODUÇÃO

Ao longo dos últimos anos, ao persistir em suas lutas, reivindicando novos e maiores espaços no mercado de trabalho e na sociedade, as mulheres têm alcançado muitas conquistas. Sabe se que, por meio de muitos esforços as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho. No entanto, apesar da crescente inserção delas no mundo profissional, da sua contínua busca por capacitação e especialização, há ainda longos caminhos para percorrer no que diz respeito ao gênero. Considerando o universo feminino no que diz respeito às suas lutas pela emancipação, este trabalho busca apresentar a mulher batalhadora na contemporaneidade, enfatizando suas lutas e conquistas históricas e a sua busca incessante por direitos iguais.

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

Storyline: relatos sobre a trajetória da vida da mulher e sua inserção no mercado de trabalho, os obstáculos superados e a liberdade almejada.

Sinopse: ao longo dos últimos anos, ao persistir em suas lutas, reivindicando novos e maiores espaços no mercado de trabalho e na sociedade, as mulheres têm alcançado muitas conquistas, o que nem sempre foi assim, não há dúvida de que nas últimas décadas a mulher está cada vez mais inserida no mundo do trabalho, buscando por novas formas de participação, se profissionalizando, estudando mais para disputar o concorrido mercado de trabalho.

Argumento: há menos de 100 anos a mulher não tinha direito a voto no Brasil, hoje ocupa a presidência da república. Nas últimas décadas a mulher intensificou sua luta no combate à opressão e desigualdades a favor de sua emancipação econômica e social, e pelo direito ao trabalho. Desta forma, alcançou uma igualdade política e social em relação aos homens. Deve-se isto, principalmente, aos movimentos feministas, bem como ao entendimento da sociedade que a legitimou, tendo em vista as consequências da divisão sexual do trabalho e ao mesmo tempo em que a mulher destaca seu papel na educação escolar.

RELATOS DA EVOLUÇÃO FEMININA

MULHER NO BRASIL COLÔNIA: CENA 1

No período colonial, a mulher era tida como uma propriedade, primeiro do pai, que arranjava o casamento da filha, como se fosse uma transação comercial; e depois do marido, que esperava que a esposa fosse uma boa dona-de-casa e boa parideira, vista ainda como objeto sexual do homem, colonizador e proprietário, sendo-lhe dispensável conhecimento e cultura, para que a mesma não contestasse a condição de submissão exigida por eles.

MULHER NO BRASIL IMPÉRIO: CENA2

A situação das mulheres no período Imperial não diverge muito da vivida durante o sistema colonial. Vivia submissa a regras e códigos de conduta e boa postura, era constantemente vigiada e analisada por aqueles ao seu redor para que não cometessem erros e nem se desviassem daquilo que lhes era imposto pelo pai ou pelo marido já que a imagem do homem público dependia muito da conduta das mulheres.

MULHER NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: CENA3

Influenciada pelo pensamento machista, que dizia que o lugar da mulher era no lar, a sociedade brasileira começou a não aceitar mais passivamente a imagem de reprodutoras sem direito ao prazer, não só sexual, mas o de viver a vida sem tantos tabus e preconceitos. A liberdade feminina se deu a partir de sua atuação profissional no mercado de trabalho, o que provocou uma mudança no perfil da mulher considerada frágil e submissa para uma mulher lutadora, muitas vezes vítima das desigualdades sociais provocadas pelas relações de gênero.

MULHER NA DÉCADA DE 70 NO BRASIL: CENA4

O crescimento da participação feminina no mercado de trabalho foi uma das marcantes transformações ocorridas nos anos 70. A participação maciça da sociedade em manifestações foi muito importante para o despertar de uma consciência critica do seu contexto social, várias são as razões para explicar o ingresso das mulheres no mundo do trabalho, entre elas, independência financeira e seus valores culturais e sociais. Não tem sido fácil conquistar esse espaço diante de comportamentos e valores tão diferentes. Contudo, movimentos feministas vinculadas ao movimento popular foram grandes aliados.

MULHER BRASILEIRA NA VIDA POLITICA: CENA 5

A força que a mulher tem na política é grande, capaz de fazer transformações significativas. Com o direito a votar a mulher tem contribuído muito para um Brasil melhor. A mulher precisa de mais espaço na política para que ressalte o potencial que ela tem na sociedade. Assim teremos uma sociedade justa e igualitária. Ela tem fé e determinação e não deixa se abater com obstáculos que o dia a dia impõe, são mulheres assim, de fibra e coragem, que o mundo precisa para lutar por uma sociedade onde todos tenham oportunidades iguais.

O BRASIL E A MULHER EMPREENDEDORA: CENA 6

O empreendedorismo feminino tem crescido em todo o mundo nas últimas décadas e as brasileiras estão entre as mais empreendedoras do mundo. As mulheres investem no empreendedorismo pela mesma razão que os homens, ou seja, visando o sustento de si mesmas e de suas famílias, as mulheres têm um jeito diferente de fazer negócios: elas são mais participativas e menos agressivas na gestão, gostam de trocar ideias com parceiros, funcionários e colaboradores e também são mais cautelosas. Isso faz com elas se planejem melhor e progridam mais.

O BRASIL DE HOJE E A MULHER INDEPENDENTE: CENA 7

A mulher, durante séculos, foi sustentada pelo pai ou marido, a quem devia obediência. Afinal, não lhe era permitido ter instrução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com