TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exclusão

Monografias: Exclusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  1.744 Visualizações

Página 1 de 2

1- Partindo do pressuposto que a exclusão é uma marca de nossa sociedade presente de alguma forma no ambiente escolar ou na relação da escola com a comunidade, relate algum aspecto da exclusão escolar no sentido apontado por Dubet (2003) que você vivenciou na sua observação.

Infelizmente vivemos em um mundo de aparências e elas enganam. Vivemos num mundo onde o TER vale mais do que o SER !!!

Pude perceber que quem no colégio, se veste bem ,roupas de marca,

fala bonito,está sempre rodeado de amigos, enquanto que aquele que mal tem o que vestir está sempre isolado e muitas vezes sozinho. Infelizmente nem todo mundo está preocupado em analisar conteúdo e sim beleza.

2- Quais são as atividades desenvolvidas pela escola internamente ou na relação com a comunidade para tratar de aspectos relacionados à exclusão escolar?

Pelo que eu pude perceber esse tipo de exclusão está sendo ou estão tentando resolver de uma forma que todos vão de uma forma igual de se vestir, estão pedindo para que os alunos adquiram a camiseta do uniforme da escola , ou uma camiseta toda branca, acho que isso não seja a solução ,mas é uma tentativa,assim não terão aquele desfile de roupas.

3- Na leitura que você realizou do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a questão da exclusão escolar aparece como uma diretriz ou uma preocupação da escola? Em que sentido? Se não aparece, em que sentido você considera que a escola não trabalha essa questão?

Observei que é uma preocupação da escola, pois percebi que fazem um trabalho anti-exclusão ,pois quando tem alguma atividade,alguma entrega de livros,(vamos ver se consigo me expressar) ,quando precisam de ajuda de aluno para alguma tarefa por mais simples que seja elas no caso coordenadora pedagógica,mediadora etc. Elas procuram colocar os excluídos. Observei uma atitude também de uma professora ao formar grupos para realizarem um trabalho, ela quem formou os grupos para evitar a famosa panelinha, achei uma atitude válida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com