TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Corretos De Criminologia

Pesquisas Acadêmicas: Exercicios Corretos De Criminologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  6.407 Visualizações

Página 1 de 5

Acerca do objeto de estudo da criminologia, NÃO podemos afirmar que esta:

Está completamente dissociada dos processos de criminalização, que tentam entender os motivos dos delinquentes.

No final do século XIX Ferri foi um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento do positivismo criminológico e foi dele a teoria dos ¿relógios quebrados¿, que muito se assemelha com o atual funcionalismo sistêmico em vigor na Alemanha, defendida por Jakobs, segundo o qual o criminoso é uma disfunção no sistema que está presente na sociedade. Assim, marque a opção que melhor se adequa a esta teoria positivista.

A sociedade é um relógio e o criminoso uma peça defeituosa que deve ser substituída

(VUNESP - 2014 - PC SP) É correto afirmar que a Criminologia é uma:

ciência empírica e interdisciplinar, a qual estuda os fatores que contribuem para a ocorrência do crime, dentre outros temas correlatos.

Trata-se da ausência de reconhecimento de valores inerentes a uma norma, fazendo com que esta perca sua coercitibilidade, pois o agente não reconhece legitimidade na sua imposição, considerando, assim, o crime, um fenômeno normal na sociedade. Aponte qual a teoria que defende a idéia acima:

Teoria da anomia;

A criminologia pode ser considerada uma ciência que atua sob o eixo da interdisciplinaridade. Nesse sentido, vários ramos da ciência influem sob a mesma. Assim, podemos dizer que:

A Sociologia tenta entender o crime como um fenômeno social e qual é a representação deste para o grupo em que se insere;

Assinale dentre as alternativas abaixo elencadas aquela que corresponde ao conceito de Criminologia, apresentado por Garcia Pablos de Molina:

A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime contemplado este como problema individual e como problema social

Acerca do positivismo criminológico, assinale a assertiva correta: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Delegado de Polícia - adaptada)

O positivismo criminológico caracteriza - se, entre outros aspectos na observação dos fatos e dos dados, independentemente do conteúdo psicológico ou sociológico, como também a neutralidade axiológica da ciência.

Nos séculos XVII e XVIII tornou-se comum o uso do ______________________ para demonstrar o poder do soberano num espetáculo de _________________________ em praça pública, buscando o medo e o testemunho das pessoas, sendo a pena ___________________ para aqueles crimes mais graves era precedida de uma série de técnicas para aumentar o sofrimento do condenado. Assim, marque a opção que complemente todas as lacunas:

corpo do condenado, suplício, de morte

Lombroso foi o criador da escola positivista, considerada a primeira escola de criminologia. Esta escola tinha como objeto o estudo do criminoso, segundo sua anatomia, usando cadáveres de criminosos e partes de seus corpos, o autor desenvolveu várias análises e conclusões sobre as motivações do crime. Podemos afirmar que Lombroso, durante este estudo concluiu que:

a disfunção patológica do criminoso se exteriorizava em sua aparência. Assim ele estudou, inclusive, as vísceras de criminosos, seus crânios e maxilares.

Juca, morador de uma comunidade carente, é preso em flagrante portando uma razoável quantidade e cocaína, com a intenção de vendê-la. Dentre os possíveis ramos do conhecimento que a criminologia pode empregar para estudar este caso, marque a opção FALSA:

Só é possível analisar juridicamente o fato, tendo em vista a prática de um ilícito penal

Historicamente a sociedade, no que se refere à solução de seus conflitos, sempre pendulou entre intervenções verticais e horizontais, ou seja, ora através de medidas coercitivas por parte do poder constituído, ora através de medidas assumidas entre as partes. Dentre as opções a seguir, marque a assertiva correta:

O direito penal surge junto com a criação do Estado, para substituir a vingança privada

O positivismo é considerado a primeira escola de Criminologia. Com a Revolução Industrial no século XIX, o desenvolvimento do capitalismo e das ciências naturais, bem como o aumento da criminalidade, nasce o estudo científico do crime e, principalmente, do criminoso . Assim, assinale a afirmativa correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com