TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercico Contabilidade Introdutoria (simples)

Ensaios: Exercico Contabilidade Introdutoria (simples). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.831 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8

1 – Acredito que sem a contabilidade haveria uma maior dificuldade para toda a humanidade. Não haveria controle dos recursos públicos e privados além da impossibilidade da avaliação das entidades, influenciando todo o sistema de alocação de recursos. Todo e qualquer tipo de transação financeira seria comprometido e gestão de instituições financeiras seria, praticamente, impossibilitada.

2 - Através da contabilidade é que se traçam objetivos, se mensuram resultados e se avaliam desempenhos. É por meio dos relatórios elaborados com base no sistema de informações contábeis que admi¬nistradores decidem quanto ao preço a ser praticado, ao mix de produtos a ser fabricado e à tecnologia a ser utilizada. Os contabilistas têm o desafio de elaborar informações que sejam capazes de transmitir de uma forma clara, precisa e simplificada as informações para possam criar valor para as empresas e também deixar sua marca registrada junto aos usuários (internos e externos) de suas informações.

3 – Usuários internos:

Administradores da empresa(setor privado): tomar decisões vitais para o sucesso do negócio;

Proprietários: saber sobre a rentabilidade do seu negócio;

Funcionários: saber se a empresa tem condições de pagar seus salários

Usuários externos:

Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e conseqüentemente do risco de vender a prazo;

Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos;

Governo: tanto para a arrecadação de impostos como obter dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia.

4 - A Contabilidade é a ciência social que tem por objetivo analisar os aspectos quantitativos e qualitativos do patrimônio de quaisquer entidades para, a seguir, obter uma informação que influencie a tomada de uma decisão.

5 - A contabilidade societária é a origem de toda a informação contábil. Tem como foco principal a “prestação de contas” aos usuários internos (sócios e administradores) e externos (governos, bancos, clientes, fornecedores, empregados, etc.) da organização. Demonstra a situação patrimonial - Balanço Patrimonial, o desempenho operacional - Demonstração de Resultado. Contabilidade Fiscal é aquela destinada ao relacionamento entre a empresa e o fisco. Cuida de apurar, pagar e declarar os tributos, mantendo a saúde do relacionamento empresa x estado. Contabilidade Gerencial focada no processo decisório interno da organização. Decidir investimentos, identificar produtos e serviços que geram lucros ou prejuízos, e uma série de outras informações são obtidas através da contabilidade gerencial ou da contabilidade utilizada como ferramenta para a tomada de decisão. Cada um dos tipos possui sua relevância e sua necessidade. Apesar de diferentes, elas coexistem simbioticamente dentro do setor financeiro de uma instituição com importância nivelada entre as mesmas.

6 - O papel do contador na sociedade vem se tornando cada dia mais importante. A contabilidade não se resume em apenas registrar e controlar fatos administrativos ou gerar guias e escriturar livros como a maioria das pessoas pensam. Depois de conhecer profundamente a empresa o profissional contábil é chamado constantemente a não apenas evidenciar o que já aconteceu, mas sim para dar seu parecer sobre o futuro da empresa, respondendo e tirando às duvidas dos seus clientes. Sendo assim, o contador é a peça fundamental para a sobrevivência das empresas subsidiando-as nas tomadas de decisões. O contador é o responsável pelo levantamento de dados que interessam aos usuários da contabilidade, assim o seu papel é estar esclarecendo dúvidas, solucionando problemas e desenvolvendo estratégias, já que é o grande auxiliador da tomada de decisões dentro das organizações. O contador tem acesso a informações cruciais das empresas, por isso é preciso que este profissional paute a sua conduta com ética, cuidado e honestidade. O profissional desta área encontra facilmente colocação no mercado de trabalho, visto que toda pessoa jurídica necessita de, no mínimo, um contador, portanto, as áreas de auditoria e perícia contábil são opções, que por estarem em alta, atraem muitos contadores.

7 - Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil. Os objetivos da Contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explícita ou implícita, àquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório. Não tem sentido ou razão de ser a Contabilidade como uma disciplina "neutra", que se contenta em perseguir esterilmente uma "sua" verdade ou beleza. A verdade da Contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade.

8 – Exigiria a apresentação do Balanço Patrimonial da empresa. Com esse documento seria possível avaliar as receitas e despesas orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie proveniente do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. A estrutura do Balanço Financeiro permite verificar, no confronto entre receita e despesa, o resultado financeiro do exercício, bem como o saldo em espécie que se transfere para o exercício seguinte, saldo esse que pode ser positivo (superávit) ou zero (equilíbrio).

9 - O ciclo contábil possui cinco fases, a saber: captação, reconhecimento, processo de acumulação, sumarização e evidenciação

Captação – colhimento dos dados de atos e fatos que afetam o patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com