TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Resolvidos_AULA 1

Artigo: Exercícios Resolvidos_AULA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

Exercícios Resolvidos

Questão discursiva:

Leia o parágrafo abaixo e responda as questões apresentadas.

?A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para comer como um rapaz crescido, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupos de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seus músculos serão diferentes, como os seus reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia, sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.

Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)

1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.

Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Desempenha um papel fundamental na formação cidadão elas são as norteadoras das atitudes e valores que esperamos trazer para a vida como determinação e vontade de mudar. A sociedade que vai inserir no indivíduo as normas, valores sociais, além das crenças, tradições, cultura. Em outras palavras, esse processo se chama socialização, começa na família, tem continuidade na escola e segue sempre, nunca termina.

É de extrema importância para indivíduo. É através da sociedade que o mesmo desenvolve os valores, direitos e deveres. E com ela que se forma o caráter da pessoa, levando em mútua consideração que ela interfere nos valores e costumes de cada pessoa. Obviamente quando a sociedade está em crise é importante um apoio da família. É importante que cada cidadão tenha o seu papel na sociedade, pertencer a algum lugar, religião, povo.

A identidade do indivíduo alicerça-se em capacidades e valores, no que somos capazes de compreender o mundo e no significado que damos à nossa vida.

2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?

Seria a de que a sociedade impõe e dita regras, com isso, define como cada gênero deve se portar.

Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. Esse trata das funções e atividades exercidas pelo indivíduo em sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com