TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FMI BANCO CENTRAL E OMC

Trabalho Universitário: FMI BANCO CENTRAL E OMC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL – (F.M.I), ORGANIZAÇÃO MUDIAL DO COMERCIO – (O.M.C) E BANCO MUNDIAL.

LINCOLN MARINHO BORRALHO

RA 01510006603

CUIABA/MT

MARÇO/2014

LINCOLN MARINHO BORRALHO

RA 01510006603

FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL – (F.M.I), ORGANIZAÇÃO MUDIAL DO COMERCIO – (O.M.C) E BANCO MUNDIAL.

Trabalho apresentado a Professor:

Maxwel.

Disciplina: Economia.

Turno noturno, do curso de Direito.

ICEC – Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura

Cuiabá/MT – março/2014

OBJETIVO

Aborda-se neste escritos de forma sucinta apenas para efeito de conhecimento conceitual dos Organismos fomentadores e reguladores da economia mundial, apresentando as razoes de suas criações e a importância especifica de cada um.

SUMÁRIO

1. FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL (F.M.I)

1.1 DEFINIÇÃO

1.2 IMPORTANCIA

2. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (O.M.C)

2.1 DEFINIÇÃO

2.2 IMPORTANCIA

3. BANCO MUNDIAL

3.1 DEFINIÇÃO

3.2 IMPORTANCIA

4. BIBIOGRAFIA

1. FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL - FMI

1.1 DEFINIÇÃO

Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que se iniciou em 1944 na Conferência de Bretton Woods e que foi formalmente criada em 27-12-1945 por 29 países-membros (homologado pela ONU em abril de 1964). O objetivo declarado do FMI era ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial. Os países contribuem com dinheiro para o fundo através de um sistema de quotas a partir das quais os membros com desequilíbrios de pagamento podem pedir fundos emprestados temporariamente. Através desta e outras atividades, tais como a vigilância das economias dos seus membros e a demanda por políticas de auto-correção, o FMI trabalha para melhorar as economias dos países.

O FMI se descreve como "uma organização de 188 países, trabalhando para promover a cooperação monetária global, a estabilidade financeira segura, facilitar o comércio internacional, promover elevados níveis de emprego e crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo". Os objetivos declarados da organização são promover a cooperação econômica internacional, o comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, inclusive mediante a disponibilização de recursos financeiros para os países membros para ajudar no equilíbrio de suas balanças de pagamentos. Sua sede fica em Washington, D.C., Estados Unidos.

A autoridade decisória máxima do FMI é a Assembleia de Governadores do Fundo Monetário Internacional, formada por um representante titular e um alterno de cada país membro, geralmente ministros da economia ou presidentes dos bancos centrais.

A diretoria executiva, composta por 24 membros eleitos ou indicados pelos países ou grupos de países membros, é responsável pelas atividades operacionais do Fundo e deve reportar-se anualmente à Assembleia de Governadores. A diretoria executiva concentra suas atividades na análise da situação específica de países ou no exame de questões como o estado da economia mundial e do mercado internacional de capitais, a situação econômica da instituição, monitoramento econômico e programas de assistência financeira do Fundo.

A Assembleia de Governadores do FMI é assessorada ainda pelo "Comitê Interino" e pelo "Comité de Desenvolvimento" (conjunto com o BIRD), que se reúnem duas vezes por ano e examinam assuntos relativos ao sistema monetário internacional e à transferência de recursos para os países em desenvolvimento, respectivamente.

Teoricamente, os governadores elegem o presidente do FMI, porém, na prática, o presidente do Bird é sempre um cidadão dos Estados Unidos, escolhido pelo governo norte-americano. Já o diretor-presidente do FMI é tradicionalmente um europeu.

O dinheiro do FMI vem dos países-membros, entre os quais o Brasil e Portugal, por isso, o poder de voto depende da contribuição de cada país. A moeda do FMI é chamada Direito Especial de Saque (DES, em inglês Special Drawing Rightsou SDRs)

As discussões a respeito dos problemas financeiros das nações e suas possíveis soluções são discutidas três vezes por semana, e constitui dever da Diretoria Executiva. Ela é composta por 24 representantes. Existem 8 assentos permanentes e 16 membros da diretoria são eleitos bienalmente entre grupos de países.

1.2 IMPORTANCIA

A finalidade da organização é; promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros; favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos; oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados e contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.

2. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO – O.M.C

2.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com