TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Exames: FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

2 AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

O Brasil ainda está subdesenvolvido com relação a outros países como exemplo a China, isso referente a processos cada vez mais burocráticos que dificultam a sobrevivência de novos negócios. Em um cenário cada vez mais competitivo fatores como a não simplificação de processos de interesses das empresas manterão esse cenário desfavorável por um bom tempo. É necessária uma enorme reforma política e tributária, com a finalidade de simplificar a vida das novas e veteranas empresas para assim garantir um desenvolvimento contínuo focado nos índices dos países de excelência.

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

As empresas não podem permitir-se ignorar os acontecimentos do mundo exterior. A dependência das empresas umas com as outras e destas com o Estado e com a economia internacional, é incontestável. A sobrevivência empresarial depende, em grande parte, do conhecimento dos fatos atuais e da previsão dos acontecimentos futuros, isso tanto na visão interna, nacional, quanto na externa, internacional.

Esta é uma condição de trabalho inerente ao próprio estágio de desenvolvimento pelo qual está passando o Brasil. Em princípio, é uma fase de constantes ajustes e reajustes, pois qualquer trabalho atual constitui apenas um teste para o futuro, cujo alvo é a meta do desenvolvimento global, pois o cenário econômico e financeiro nacional repercute sempre, direta ou indiretamente, sobre as atividades empresariais.

No que diz respeito ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias influenciam em mudanças de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos resultados apurados.

Para encerrar o tema, irei expor o notório comentário de Luis Nassif transcrito em seu blog, a respeito das medidas políticas e econômicas tomadas pelo governo atual do Brasil: " Na política fiscal há explícito repúdio a novas alquimias e um esforço no sentido de manter o déficit nominal abaixo de 2,5% do PIB e a relação dívida bruta/PIB abaixo de 60%. Ela ainda é desconfortavelmente "expansiva", contudo não sinaliza qualquer tragédia.

Na política monetária não há (e nunca houve) ameaça de perda de controle da taxa de inflação, que teima em permanecer em torno do limite superior da "meta". Recentemente, entretanto, o Banco Central vem tentando reduzi-la. Recusou a dominância fiscal que aceitou até há pouco e aumentou a taxa de juro real.

As contas externas que produziram um déficit em conta corrente de quase US$ 250 bilhões entre 2009 e 2013 vão sendo corrigidas endogenamente e trabalham no sentido de aumentar ligeiramente a taxa de crescimento do PIB. "

2.2 MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MEDIDA MICROECONÔMICA

Primeiro é importante ser compreendido os conceitos de macroeconomia e microeconomia. O primeiro diz respeito ao estudo, observação e medida da economia nacional como um todo. Esse conceito surgiu após a depressão de 1929 onde se intensificou a urgência do estudo das questões macroeconômicas, para com isso evitarem futuras "catástrofes" econômicas como a ocorrida no fato que iniciou esses estudos. Os objetivos da macroeconomia são: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário. Já a microeconomia é um conceito mais restrito, mais profundo. Ela procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. Sua preocupação é de explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Divide-se em teoria do consumidor, teoria da firma e teoria da produção.

A Teoria do consumidor estuda as preferências do consumidor e é através dessa análise que se determina a curva de demanda. A Teoria da firma estuda a estrutura da organização com o objetivo de maximizar os lucros. E a Teoria da produção estuda as transformações da matéria prima nos produtos finais.

Depois desse minucioso esclarecimento do que seria macroeconomia e microeconomia fica fácil distinguir medidas macroeconômicas das microeconômicas. Medidas macroeconômicas seriam aquelas tomadas pelo governo que norteassem a economia nacional como, por exemplo, o aumento da taxa selic para controlar o crescimento da inflação. Já as medidas microeconômicas a mudanças de tendências dos consumidores que refletem em alterações na demanda, na produção e na estrutura econômica das empresas de determinado setor, por exemplo, a diminuição da produção de jogos eletrônicos infantis e o aumento de jogos com caráter mais realista e "adulto".

2.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

A microeconomia possui um papel indispensável para o mundo dos negócios contemporâneos. Hoje com um mercado cada vez mais acirrado é imprescindível base técnica para uma empresa sobreviver em qualquer setor empresarial. A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço final dos produtos e como maximizar a produção e o lucro. É com base em suas teorias que processos como venda por demanda, racionalização de estoques, minimização de gastos e maximização de lucros, desenvolvimento de processos de produção mais eficientes, eficazes e efetivos, surgem isso baseado em análise de mercado, levando em consideração a visão dos consumidores e suas necessidades. A microeconomia veio para deixar os produtos e serviços cada vez mais com "a cara" dos consumidores e com isso deixar o mercado cada vez mais técnico e competitivo.

2.4 OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA

Do ponto de vista cultural e social, acreditava-se que o Brasil estava a caminho de se tornar uma nação moderna, principalmente ao adotar um padrão de vida ao mesmo tempo muito diferente da vida rural e muito próximo ao modelo consumista do capitalismo norte-americano. No cotidiano das donas de casa estavam presentes toda a sorte de “aparelhos modernos” como liquidificador, batedeira, fogão a gás, televisores, sem contar os produtos industrializados como alimentos, bebidas, beleza etc. Além disso, os meios de comunicação como o cinema, a televisão e o rádio difundiam-se cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com