TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE

Artigos Científicos: FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  3.083 Palavras (13 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................................3

2 ANBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL..............................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

4 BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho busca-se com intuito demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva idéias pertinentes no mundo das políticas econômicas que englobando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações.

As mudanças o crescimento interno e externo que são importantes para a empresa de acordo com que foi pesquisado, explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente.

2 ANBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Denomina-se política econômica o conjunto de medidas tomadas pelo governo para atuar a influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Essas medidas obedecem também a critérios de ordem política e social - à medida que determinam, por exemplo, quais segmentos da sociedade se beneficiarão com as diretrizes econômicas implementada pelo Estado.

O alcance e o conteúdo de uma política econômica variam em cada país, dependendo do grau de diversificação de sua economia, do regime social e do nível de atuação dos grupos de pressão (partidos políticos, sindicatos, associações de classe, ONGs e movimentos de opinião pública). Faz parte da estrutura econômica de um país a política monetária, a fiscal e a cambial. Que no três anos o governo Lula optou por investir no incentivo ao comércio internacional, impulsionando as exportações, o que ocasionou uma forte expansão dos setores envolvidos diretamente no comércio internacional.

As empresas começaram a contratar gerando uma onda de crescimento e oferta de empregos generalizados. Por outro lado, o governo também tem administrado de forma austera as contas externas, produzindo consecutivamente vários superávits primários, como veremos mais adiante quando estudarmos as contas públicas.

A Microeconômica foi a denominação dada a um conjunto de projetos que visam à constituição de um ambiente que estimule os investimentos privados e os negócios de forma geral. Os principais projetos que a compõem são (FIRJAN, 2004): (a) Projeto de Lei do Patrimônio das Incorporações Imobiliárias (Patrimônio de Afetação); (b) Lei de Falências; (c) Lei de Inovação; e (d) Lei de Parcerias Público-Privadas. O projeto do Patrimônio da Afetação tem como objetivo aperfeiçoar o crédito imobiliário, aumentando a disponibilidade de recursos empregados nos financiamentos e conferindo maior segurança jurídica para compradores e agentes financeiros. Por meio deste projeto, busca-se a separação da contabilidade da incorporadora das operações referentes ao empreendimento imobiliário.

O projeto permite ainda o confisco de bens das incorporadoras para cobrir prejuízos dos mutuários em casos de má gestão. Permite também que, em caso de paralisação das atividades da incorporadora, por dificuldades financeiras, os compradores possam contratar outra empresa para dar continuidade às obras. O projeto da Lei de Falências tem como principal mudança a instituição da idéia de que a firma deve mantida em atividade sempre que for considerada economicamente viável. Neste sentido, estabelece o instituto da recuperação judicial, em substituição à concordata. Seu objetivo é viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, o qual deve apresentar um plano de recuperação e submetê-lo à aprovação dos credores. A Lei também altera a classificação dos créditos no episódio de falência.

O Projeto de Lei de Inovação tem por objetivo estabelecer medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica e ao desenvolvimento industrial no país. O projeto está organizado em três eixos: (1) a constituição de um ambiente propício a parcerias estratégicas entre as universidades, institutos tecnológicos e empresas; (2) o estímulo à participação de instituições de ciência e tecnologia no processo de inovação; e (3) o estímulo à inovação na empresa.

O projeto também permite o compartilhamento da infra-instrutora das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) com microempresas e empresas de pequeno porte para fins de incubação; o uso da infra-instrutora das ICT por empresas nacionais e organizações de direito privado sem fins lucrativos voltados para atividades de pesquisa; e dispensa do processo licitatório para as ICT celebrarem contratos de transferência de tecnologia e de licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação.

O projeto das Parcerias Público-Privadas, por seu turno, é um instrumento firmado entre o poder público e entes privados para implantação ou gestão de serviços e atividades de interesse público, em que o financiamento e a responsabilidade pelo investimento e exploração incumbem o ente privado.

Como visto, a Microeconômica atua basicamente removendo gargalos para efetivação de investimentos privados, atuando na redução do custo de capital, ao aumento da eficiência econômica, ao aumento do crédito e da produtividade. A agenda ataca, portanto, o que poderíamos chamar largamente de custos de transação associados ao gasto de investimento. Embora importantes tais custos de transação não sejam definidores da decisão de investir.

Nem a Economia nem a Política podem ser tomadas isoladamente as decisões sendo que dependem uns dos outros, interagindo dos negócios, as interações nas decisões tomadas pela qual e conseqüentemente, do desenvolvimento, que é resultante no sistema como uns todos dependem das normas e instituições que constituem a estrutura básica. O comportamento da economia pode ser influenciado, por mudança das normas.

Essas mudanças só são possíveis quando são realizados contratos voluntários, através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com