TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fama internacional Ferran Adria

Artigo: Fama internacional Ferran Adria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Artigo  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

vens de vinagre, para citar apenas algumas das mais de mil e quinhentos combinações imaginativas criados por Ferran Adrià.

Os inúmeros prêmios recebidos em França e Espanha, a cozinheira se juntou, em 2003, o Silver Spoon (Silver Spoon) concedido pela revista Arts and Foods de Nova York, e que o alimento é considerado o prêmio mais prestigiado do mundo. Sua fama internacional nos últimos anos tem levado não só para ser considerado o melhor chef do mundo, mas também a revista Temposincluiu em sua lista das cem pessoas mais influentes do mundo.

Dados pessoais.

Ferran Adria nasceu em 1962, em Barcelona.

Seus Hobbies consistem em cinema, leituras e viagens.

Seus livros preferidos são “O Perfume” e “Fisiologia do Gosto”.

Seu filme preferido é “A Festa de Babette”.

No campo da música aprecia samba, música clássica, flamenca e Rolling Stones.

Trajetória

De lavador de pratos ao chefe dos chefs, delineou sua trajetória com verdadeira luta, afinco, e uma exacerbada paixão pela gastronomia.

Aclamado pela critica especializada em todo o mundo, e adjetivado por alguns como “o Picasso das Panelas”, Ferran Adria vem colocando sua habilidade na cozinha como referência na gastronomia mundial, pesquisando combinações de ingredientes em seu sabor, textura e temperatura, e dando aos seus pratos, um deleite não só para o paladar, mas também para a visão.

Responsável pelo restaurante El Bulli, situado a duas horas de Barcelona, seguindo alinha da costa, classificado com três estrelas pelo renomado guia gastronômico Michelin, o qual funciona apenas seis meses por ano, (a lista de espera por uma de suas mesas chega a ser de seis meses), pois na outra metade do ano o grand chef dedica-se a pesquisas e à criação do cardápio que não se repete em temporadas diferentes, no seu laboratório, localizado numa das ruas comerciais desta capital, estrategicamente próximo ao mais incrível mercado de alimentos frescos, La Boqueria, Ferran compõe pratos onde o gelado e o fervendo combinam harmoniosamente, como a sopa em duas camadas, e onde alimentos sólidos se transformam em mousses e cremes.

Enquanto a “nouvelle cousine” francesa parecia estagnar, na Espanha, a incansável criatividade e ousadia de Ferran, sugere a virada de uma nova época com a inovação de técnicas e conceitos.

Ferran trouxe para a mesa o despertar dos cinco sentidos, agregados num lúdico ritual, onde o sublime prazer da degustação se entremeia ao jogo de adivinhar cada um dos ingredientes, sempre com relevante atenção para as dicas dos garçons, pois a cada prato cabe uma forma diferente de ser degustado, (ex:o “Bico de Alcachofra”, com lâminas de champignon que precisam ser mordidas, logo depois de cheirar os fungos e de aspirar por um canudinho uma essência de cepa). Desenvolveu a caramelização, as espumas (que se tornam mais leves que as mousses, e são feitas com uma garrafa com sifão), a gelatina quente, a “sferificação”, a simbiose entre doces e salgados, a separação dos ingredientes de um prato e modificação de sua textura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com