TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família Contemporânea

Artigo: Família Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4

2.1 Família: Conceitos.........................................................................................4

2.2 Transformações na Família Brasileira...........................................................4

3 ELEMENTOS DE APOIO.................................................................................6

3.1 Gráfico: A Força do Trabalho Feminino.........................................................6

3.2 Tabela: Distribuição e Tamanho das famílias................................................7

4 CONCLUSÃO...................................................................................................8

5 REFERÊNCIAS................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

A população e a família brasileira têm passado por muitas transformações, acompanhando os acontecimentos históricos, econômicos, sociais e demográficos acontecidos ao longo do último século. Mais precisamente, nas últimas décadas diversas mudanças foram observadas nas condições de reprodução da população; na diminuição da fecundidade e mortalidade; no aumento da esperança de vida ao nascer, proporcionado por melhores condições de vida e saúde; nos padrões de relacionamento de relacionamento entre os membros da família; no papel da mulher dentro e fora do espaço doméstico; no aumento de uniões consensuais; etc.

A vida familiar se modificou para todos os segmentos da população brasileira. É um fenômeno marcante que as estatísticas, desde o primeiro Censo, realizado em 1872, até o mais recente, vêm demonstrando. São números cada vez mais desagregados e informações amplamente detalhadas que ajudam a entender um País que tem se transformado a cada pesquisa, a conhecer a evolução e o caminho percorrido pela família.

Neste trabalho, primeiramente, mostraremos alguns conceitos de família, sua importância como unidade de análise, como questão social, seus valores, suas funções, etc. Em seguida, relataremos um resumo das principais mudanças e transformações no âmbito da família, refletindo diretamente em sua composição familiar, tamanho da família, etc.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FAMÍLIA: CONCEITOS

Conforme relatamos na introdução, a família brasileira tem passado por muitas transformações, cabe destacar que nas últimas décadas, as pesquisas sobre família vêm merecendo uma especial atenção por parte dos estudiosos no campo das Ciências Humanas. Segundo Sâmara (1987, p. 25), o debate recente em torno do tema família e as polêmicas que vêm despertando na sociedade atual fazem com que o interesse pela família como objeto de investigação, aumente cada vez mais.

A família desempenha papel decisivo na educação formal e informal, pois em seu espaço são absorvidos os valores éticos e humanitários, aprofundam-se os laços de solidariedade, constroem-se as marcas entre as gerações e são observados valores culturais.

É na família que os indivíduos se relacionam e trocam experiências, visto que ela é, ao mesmo tempo, um espaço de conflito cooperativo e um espaço determinante de bem-estar através da distribuição de recursos, passando muitas vezes a refletir diretamente dúvidas, aspirações e questões pessoais. Na família os filhos e demais membros encontram o espaço que lhes garantem a sobrevivência, desenvolvimento, bem-estar e proteção integral através de aportes afetivos e, sobretudo, materiais.

2.2 TRANSFORMAÇÕES NA FAMÍLIA BRASILEIRA

As mudanças ocorridas durante o final do Século XIX e ao longo da do Século XX, tiveram implicações diretas nas famílias brasileiras atuais, principalmente na saída da mulher para o mercado de trabalho, na educação dos filhos, na impessoalidade nas relações sociais, no controle da natalidade e no enfraquecimento dos laços de parentesco.

Historicamente, a preservação parcial da economia latifundiária explicaria, segundo Teruya (2000, p. 10), a manutenção das enormes desigualdades sociais no país, juntamente com as relações semi-patriarcais, principalmente nos estados do Norte. Por outro lado, o desenvolvimento da economia industrial no Sudeste é que passou a transformar a família, fazendo com que ela se nuclearizasse, para atender melhor as demandas da sociedade moderna, e com que perdesse a sua função reprodutiva.

Para a autora, a condição urbano/rural foi a baliza para determinar o tipo familiar. E, também, que a união do processo de urbanização e da industrialização da sociedade no século XX, juntamente com o fenômeno da migração, fizeram com que o controle da produção passasse gradualmente da família para os empresários capitalistas e para o Estado. Em decorrência desta união ocorreram o enfraquecimento das relações de parentesco, a redução do tamanho da família e a redução do poder do pai e do marido. (TERUYA, 2000, p. 10).

Atualmente as famílias são formadas por diversas estruturas: por exemplo, há mães com seus filhos; pais com filhos adotivos; famílias formadas por casais que já tiveram outros casamentos com filhos e decidiram ter outros filhos dessa união; temos ainda famílias formadas por um casal e um “animal de estimação”... e, também, é questionado se podemos considerar família o solteiro adulto que vive sozinho.

De modo, dois fatores precipitaram toda essa transformação na organização familiar. O primeiro fator foi a legalização do divórcio, que, no Brasil, virou lei em 1977. O segundo foi o surgimento da pílula anticoncepcional, que garantiu aos homens e às mulheres a alternativa de uma vida sexual desvinculada da paternidade/maternidade.

O flagrante da revolução contemporânea, que passa a população e a família brasileira, se completa com núcleos familiares formados por minorias como os homossexuais (com casamento e adoção de crianças) e por conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com