TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacia Moderna

Exames: Farmacia Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................. 1

2. FARMÁCIA GÓIAS...........................................................................................2

3. COMPORTAMENTO DA FARMÁCIA GÓIAS............................................3

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................4

REFERÊNCIAS......................................................................................................5

1.INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar que a farmácia é uma empresa, que visa lucro, assim como qualquer outro negocio, trabalha com metas, têm objetivos, faz planejamento. Epara ter sucesso como qualquer outra empresa é preciso que cada funcionário seja capacitado na função que vai desempenhar, ou seja, que tenha realmente compromisso com seu trabalho, por ser uma empresa onde a maior parte dos colaboradores é da família realmente os interesses é osmesmos. Estafarmácia estar a pouco tempo no mercado, mas já conseguiu estabilizar-se, trabalha com gestão de pessoas, pois e de suma importância dentro de uma empresa, trabalhar a qualificação dos colaboradores. E relevante dizer que o ministério da saúde exige no mínimo dois profissionais legais que são farmacêutico titular/substituto, a mesma possui estes profissionais.

No segundo momento falaremos das funções dos colaboradores dentro da empresa, pois sem essa equipe infelizmente não se pode abrir uma farmácia, e tratar das informações levantadas dentro desta empresa/farmácia, como e organizada, quais os processos de administração etc...

2. FARMÁCIA MODERNA

A empresa escolhida foi uma farmácia localizada na cidade de Marabá no Pará a qual chamamos de Farmácia Moderna, na Rua Antônio Vilhena, no bairro Liberdade, a mesma trabalha com medicamentos e outros produtos em geral, nesta farmácia trabalham 10 funcionários que a farmacêutica que e a proprietária prefere chamar de colaboradores, a mesma foi fundada em 2000, sua estrutura e organizacional, todos tem os mesmos objetivos e interesses comuns, que e de planejar, arrumar e administrar. Está farmácia possui alguns setores para que possa funcionar com qualidade. Sua organização a níveis hierárquicos funciona da seguinte forma.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O gerente administrativo é responsável pela coordenação de toda a equipe de funcionários da farmácia, realização de compras de medicamentos, perfumaria e demais itens comercializados, lançamentos de notas fiscais de entrada de compras, seleção de novos funcionários.Vale ressaltar que geralmente não há horário determinado para entrada e saída, este cargo exige dedicação exclusiva à farmácia, erelevante dizer que o administrador e o dono da mesma.

Na empresa chamada farmácia requer no mínimo dois profissionais devido à exigência legal é esses profissionais é farmacêutico titular/substituto. Segundo a “Lei 5991 do ministério da saúde que regulamenta o funcionário do estabelecimento farmacêutico, a mesma exige assistência farmacêutica em período integral”, ou seja, durante todo horário de funcionamento, incluindo sábado, domingo e feriado.

Sua função é controlar dispersão de medicamentos e orientação ao paciente com o intuito de garantir a utilização correta de acordo com a prescrição médica recebida, identificando possíveis erros ou interações medicamentosas presentes na prescrição, isto e o que conhecemos por “ATENÇÃO FARMÁCÊUTICA.”

Este profissional é responsável pelo controle da comercialização de medicamentos com o objetivo de evitar o uso indiscriminado que pode levar ao risco de morte e dependência quando se tratam de medicamento que agem em nível deSNC, sem esquecer-se da resistência bacteriana induzida pelo uso indiscriminado de antibióticos.

Relevante dizer que somente o farmacêutico pode realizar a verificação de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar, injetáveis, entre outros que estejam relacionados diretamente ao paciente e seu tratamentode farmácia.Farmacêutico titular / substituto tem a mesma responsabilidade perante o Conselho Regional de Farmácia.

Auxiliar de farmácia / atendente de farmácia realiza o atendimento das prescrições médicas recebidas no balcão da farmácia sempre sob a supervisão do farmacêutico que deverá suprir quando solicitado ou sempre que julgar necessário os medicamentos dispensados.

Auxiliar de limpeza faz a limpeza da mesma, organizando as prateleiras e claro deixando tudo limpo. O caixa recebe o pagamento dos clientes, embala os itens escolhido pelo mesmo, no final do dia faz o fechamento do caixa. O entregador faz a entrega do medicamento que é solicitado por telefone, lembrando que ao levar o medicamento o mesmo acaba fazendo o papel do caixa, pois a cliente paga para o entregador.

3. COMPORTAMENTO DA FARMÁCIA MODERNA

Entender o comportamento organizacional e fundamental em uma empresa, pois baliza o trabalho dos lideres, e confere a eles a possibilidade de prever problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores. Esta farmácia prioriza os dois níveis de organização que são o grupal e o individual, a mesma identificar os funcionários que se destacarem em suas respectivas funções, mapeia os profissionais que necessitam de aprimoramento, ou seja, ela aproveita seus colaboradores.De acordo com Souza (1978).

O clima organizacional é um fenômeno resultante da interação dos elementos da cultura, como preceitos, caráter e tecnologia. Decorre do peso dos efeitos de cada um desses elementos culturais, valores, políticas, tradições, estilos gerenciais, comportamentos, expressões dos indivíduos envolvidos no processo e também resultante do conjunto de instrumentos, conhecimentos e processos operacionais da organização. Para este autor, o clima pode ser: desumano, em que o ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com