TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases Do Projeto Executivo De Uma Via

Artigos Científicos: Fases Do Projeto Executivo De Uma Via. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

FASES DO PROJETO EXECUTIVO

ESTUDOS

• ESTUDOS PRELIMINARES (coletas de dados/pesquisas)

• ESTUDOS DE TRÁFEGO/TRANSPORTE

Os estudos de tráfego são realizados com o objetivo de quantificar as variáveis que influem nas soluções do Projeto de Pavimentação especialmente no que diz respeito ao dimensionamento e execução do pavimento. Dependendo dos projetos, o estudo de tráfego costuma ser baseado nos estudos feitos pelas prefeituras municipais da cidade escolhida.

• DIAGNÓSTICO (alternativos)

• ESTUDOS DE TRAÇADO

A finalidade deste Estudo de Traçado é garantir melhoria física e operacional ao segmento de travessia urbana com disciplinamento do tráfego por meio de adequação geométrica, proporcionando melhor fluidez, segurança e conforto ao usuário, tanto do tráfego de passagem quanto do tráfego local.

• ESTUDOS TOPOGRÁFICOS (topo = lugar; grafo = descrição)

Objetivo: descrever a região, reproduzir no papel a situação real.

Os Estudos Topográficos consistem na realização de um levantamento topográfico, ou seja, uma representação - planimétrica ou altimétrica - em carta ou planta dos pontos notáveis assim como dos acidentes geográficos e outros pormenores de relevo de uma porção de terreno. A aquisição dos pontos necessários a essa representação é feita a partir dos pontos estação de uma poligonal, com um teodolito e uma mira, com uma estação total e respectivo bastão ou mais recentemente recorrendo a técnicas GNSS.

Basicamente o objetivo desse estudo é materializar no campo o eixo do projeto definitivo das melhorias bem como cadastrar todas as confrontantes existentes nas laterais da pista. Esses estudos costumam ser desenvolvidos de modo a atender as especificações vigentes no DNIT, segundo a metodologia convencional para estudos dessa natureza.

• ESTUDO GEOLÓGICO (Pesquisas de materiais, definição de fundações de aterro, estabilidade de taludes, obras de arte especiais, etc.)

Este estudo visa oferecer um melhor conhecimento da área em apreço, no tocante não só aos aspectos geológicos como também geomorfológicos, pedológicos, de vegetação, climatológicos, etc. Costuma ser dividido em duas partes: uma densa pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo.

• ESTUDO GEOTÉCNICO

Os estudos geotécnicos orientam-se no sentido de se obter conhecimento das características dos materiais ocorrentes no terreno natural, no subleito e nas áreas adjacentes a diretriz em estudo e se constituem nos elementos básicos para a definição dos projetos de terraplenagem e pavimentação.

Costumam ser realizados os seguintes estudos:

a) Estudo de subleito; (A caracterização do subleito é obtida a partir da programação de furos de sondagem efetuada com base no anteprojeto geométrico.)

b) Estudo de ocorrências de materiais;

ESTUDOS HIDROLÓGICOS (Dimensionamento dos dispositivos de drenagem)

Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com