TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - As Regras do Método Sociológico; Emile Durkheim

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Lorena Silva

Fichamento Avaliativo Obrigatório – Sociologia I

Texto: DURKHEIM, Emile. As Regras do Método Sociológico. 4a. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014. Cap. III. Regras relativas à distinção entre normal e patológico, pp. 49-76

        Emile Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico, tem o objetivo de esclarecer o fato social e suas regras e apresentar a ele suas críticas. No início do capítulo 3, o autor traz a ideia de que a ciência não nos ensina sobre o que devemos desejar. O que ela tem como objetivo é observar e explicar os fatos e não julgá-los; não há para ela, fatos passíveis de censura.

        Fatos sociais são elementos que constituem a nossa realidade e Durkheim acredita na existência de dois fatos, classificando-os em Normal e Patológico, então para facilitar o entendimento de ambos, o sociólogo define normal sendo a saúde do ser humano e classifica o patológico como doença e ilustra essas ideias partindo do conceito da tristeza, do sofrimento e também a questão de o indivíduo não conseguir se adaptar ao meio em que está inserido como indicativo de doença.

        Como meio de entender os fenômenos de forma mais clara, Durkheim parte do pressuposto de que é possível encontrar uma a  forma  mais geral  de  uma  espécie  social. O sociólogo chama as particularidades de cada em indivíduo de fato normal, os desvios são chamados de de patologias e o tipo médio de esquemático, isto quer dizer que que o normal pode vir a ser confundido com o médio e caso ocorra algum tipo de desvio, o caso vem a se tornar patológico.

        A diferenciação entre o que é normal e o que é patológico é uma das influências entre os fatos e as regras. Não há motivos para acabar com um fenômeno (mesmo que ele cause grande impacto na sociedade), sendo ele considerado normal, no entanto, caso ele seja patológico, se tem então, um argumento científico que esclareça essa finalidade. Como forma de ilustrar essa situação, Durkheim faz uso do crime e o considera como algo normal, sendo ele necessário por estar conectado às condições fundamentais de toda vida social e ainda propõe uma punição e que a ordem social quebrada, seja reestabelecida completamente por intermédio da justiça.  Assim, aquilo que ocorre com frequencia na sociedade, será considerado normal e caso o fato não se encaixe nessa situação, ele não será considerado como um fato normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com