TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMEENTO DO LIVRO ‘AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO’ DE ÉMILE DURKHEIM

Por:   •  25/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CAMPUS DE SÃO BERNARDO

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS/SOCIOLOGIA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA CLÁSSICA

DOCENTE: CLODOMIR CORDEIRO

DISCENTE: CINTHIA SILVA

FICHAMEENTO DO LIVRO ‘AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO’ DE ÉMILE DURKHEIM (CÁP. 1 E 2)

SÃO BERNARDO – MA

2022

No primeiro capítulo de seu livro “As Regras do Método Sociológico”, Durkheim começa a descrever que o intuito de estudo da Sociologia precisa ser os fatos sociais, uma categoria de fatos não estudadas anteriormente por nenhuma outra disciplina. Fatos sociais são hábitos, costumes ou tradições que vivem exteriorizadas aos indivíduos, que tem estímulo coercitivo e fazem com que membros da sociedade ou de uma equipe obtenham uma seguinte norma de comportamento.

Durkheim discute em seu segundo capítulo o ato de olhar os fatos sociais, primeiro como coisas, no sentido de que os fatos sociais, como qualquer outro objeto de estudo em outras ciências, também podem ser analisados objetivamente, deixando de lado preferências ideológicas e tudo mais. que possam interferir com uma visão justa dos fatos. Além disso, Durkheim criticou seus predecessores por dizerem que estavam mais preocupados com conceitos do que com os próprios objetos.

A partir desta primeira regra, o autor extrai algumas inferências que são cruciais para a correta observação dos fatos sociais. A primeira é deixar de lado quaisquer preconceitos anteriores, pois qualquer crença política ou religiosa, prática moral ou emocional obscurece a visão do sociólogo, que deve permanecer neutro e calmo para não errar ou tomar partido. A segunda consecutiva é considerar como objeto de estudo grupos de fenômenos claramente definidos pelos efeitos que causam no meio social, pois assim os fatos são classificados independentemente de quem os estudou, mas de acordo com seu estado interno.

Durkheim escreveu sua obra em um momento em que consolidava os fundamentos teóricos da sociologia e, como tal, desempenhou um papel importante na afirmação da sociologia como uma disciplina séria. O autor tem razão em estar tão preocupado com a formalização do método científico que torna possível a padronização da pesquisa sociológica, mas está tentando, erroneamente, tratar a sociologia como o restante das ciências naturais. A ciência deve ser capaz de estudar o universo em que vivemos, formular os princípios gerais que o regem, realizar experimentos que confirmem as teorias desenvolvidas e então prever com sucesso o comportamento futuro dos elementos ambientais estudados. A sociologia funciona de forma diferente porque as sociedades e os humanos não operam com base em leis imutáveis, mas são altamente propensos à subjetividade e ao sentimentalismo, nem pode a sociologia prever o comportamento das sociedades como um todo, muito menos de grupos menores e indivíduos. Conclua-se, portanto, que Durkheim não se libertou completamente de suas ideias sobre o segundo corolário para tomar como objeto de pesquisa grupos de coisas claramente definidas pelos efeitos que causam no meio social, pois assim os fatos são classificados de forma independente, a pessoa que os causa é ensinada, mas em sua natureza interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com