TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Thomas Hobbes

Trabalho Escolar: Fichamento Thomas Hobbes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 2

Hobbes: o Medo e a Esperança

Ribeiro apresenta o pensamento de Hobbes, o que ele diz do estado de natureza. Hobbes é um contratualista, ou seja, um filósofo que afirmou que a origem do Estado está num contrato.

O pensamento "hobbesiano" é que os homens viveriam, naturalmente, sem poder e sem organização, algo que somente veio surgir depois de um pacto firmado por Hobbes e outros filósofos do século XVI e XVIII, esses filósofos estabeleceram regras de convívio social e de subordinação política.

Thomas Hobbes nasceu na Inglaterra em 1587, foi um grande pensador e assim também como Maquiavel, foi odiado, mas seguido por muitos, isso se pode explicar o porquê o termo hobbesiano foi um tanto ofensivo, quanto o maquiavelismo, usados no século XVII.

Na filosofia de Hobbes, há dois preceitos Que é preciso entender: direito e leis naturais, esta seria um freio ao direito de natureza, ou seja, para coibir as ações importunas à vida dos demais cidadãos, ou as dos que privam dos meios indispensáveis para sobreviver, já àquela confere ao homem a liberdade de usufruir dos seus sentidos e da sua força para preservar a vida, ou seja, todo o homem tem a liberdade e o direito a tudo, sem qualquer restrição de ordem moral, desde que seja para a sua sobrevivência

O contrato hobbesiano, é uma forma de garantia de vida, o estado natural no pensamento de Hobbes era a não existência da sociedade civil e uma necessária competição entre os homens pela riqueza, segurança e glória.

No livro o Leviatã, Hobbes conspira um cenário de vida sem lei e afirma que a vida sem a sociedade civil seria solitária, pobre, ele descreve o homem em seu estado natural, como inseguro e egoísta, o homem não conhece lei e não tem conceito de justiça, ele somente segue ditames de suas paixões e desejos, misturados com algumas sugestões de sua natureza natural, ou seja, onde não tem governante ou leis, os homens naturalmente caem em conflitos, uma mistura de competição, que leva ao medo, a inveja e a disputa, por ter recursos limitados.

A filosofia hobbesiana é materialista e mecanicista, assim como a percepção é explicada mecanicamente a partir das perturbações transmitidas pelo cérebro, assim a moral se reduz ao interesse e à paixão, por isso Hobbes usa a expressão; "o homem é o lobo do homem", é a guerra de todos contra todos.

Segundo Hobbes os homes naturais tem apenas um proposito, buscar a gloria, são capazes de derrubar os outros pelas costas, logo esse conflito é perpetuo, onde “cada homem é inimigo de outro homem”. Assim sendo, o homem sempre tem medo de ser morto ou escravizado, e o medo mais poderoso que o orgulho, é a paixão que dá a palavra a razão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com