TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Friedrich Engels

Monografias: Friedrich Engels. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Friedrich Engels

1.1 Biografia

Friedrich nasceu dia 28 de novembro de 1820, na cidade de Barmem. A formação de Friedrich Engels era com base na filosofia.

Engels, apesar de ser filho de um rico industrial alemão, era alguém que se preocupava com a sociedade e impressionava-se com a péssima situação dos trabalhadores das fábricas de sua família.

Quando Engels era estudante, aderiu ai deia de política de esquerda, que é uma posição que aceita ou suporta a igualdade social, preocupando-se com os cidadãos que não tem vantagens em relação aos outros e que defende a ideia que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas. Isso o leva a aproximar-se de Marx.

Principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da teoria comunista.

1.2 O pensamento e obras de Engles

Engels interessou-se por um movimento dos “Jovens Hegelianos”, esses defendiam que as mudanças históricas resultam do conflito de ideias e classes opostas.

Engels reencontrou Marx em Bruxelas em 1845 e após isso, ambos construíram uma nova teoria, que era o socialismo científico, oposto ao socialismo religioso, idealista e utópico. Engels e Marx convenceram o Segundo Congresso Comunista em Londres a adotar suas posições. E, em 1848 foram convidados a escreverem uma declaração política: “O Manifesto do Partido Comunista”.

Engels, além de dar a Marx seu amplo apoio moral também o sustentou, ele, sua mulher e suas duas filhas.

Muitos trabalhos de Engels são produzidos com a colaboração de Marx, porém, escreveu sozinho algumas das obras mais importantes do marxismo.

São as seguintes:

• Ludwing Feuerbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã;

• Do socialismo utópico ao científico;

• A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado.

Introdução

Neste trabalho iremos falar um pouco sobre Friederich Engels, que foi um filósofo, que pensava muito mais a frente das pessoas de sua época e participou intensamente da atividade política de seu tempo, contudo seus escritos mais significativos foram elaborados em colaboração com Marx.

Engels trabalhou muito com este outro filósofo, que se tornou seu amigo pessoal devido a semelhança de suas ideias, vamos falar sobre essas ideias e sobre os trabalhos que fizeram juntos.

Conclusão

Podemos concluir deste pensador que estudamos, que o mesmo era um sociólogo com ideias muito a frente de seu tempo, pois seus pensamentos eram contrários aos da maioria, ele defendia o povo, a sociedade e lutava pela igualdade social.

Concluímos também que, Friederich Engels, teve um grande papel revolucionário em sua época, devido a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com