TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Administração E Da Economia

Dissertações: Fundamentos Da Administração E Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O trabalho abaixo realizado é com fins propícios de entendermos mais a respeito de administração e contabilidade. Veremos como surgem os primeiros vestígios de administração, sua importância e pessoas que contribuem com o desenvolvimento.

Também estudaremos noções básicas de economia para entendermos como funciona o mercado, os pontos principais para um sistema completo de vendas.

O fundamento desse trabalho é desenvolver os temas abordados de maneira simples a fim de com poças palavras levar o leitor ao interesse de leitura e entendimento do tema.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

2.1.1 Teórico que Desenvolveu

O americano frederick Winslow Taylor, fundador da Administração Cientifica, acreditava que o pensamento dos empregados era contribuir em menor escala no trabalho e receber o mesmo salário, com isso ele desenvolveu um método de incentivo com prêmios e aumento no salário para que os trabalhos rendessem mais.

Mas, além disso, ele pensava que se selecionassem as melhores pessoas para uma determinada tarefa seria mais lucrativo, ou seja, pessoas qualificadas fariam render o trabalho.

Ele estabeleceu quatro princípios da administração cientifica que resumo isso: estabelecer uma ciência de produção, aplicar essa ciência para tarefas operativas e construir um sistema de cooperação entre trabalhadores e gerencia para alcançar os objetivos.

2.1.2 Principais Mudanças ao Longo do Tempo

A ideia do surgimento da administração não vem de hoje, pode-se encontrar ideologias em citações bíblicas e papiros egípcios que remontam a 3300 anos.

Na antiguidade já visava-se uma base administrativa a base de trocas, não para obter lucros mas sim para estabilidade famílias.

Durante toda historia ate meados do século XVIII as empresas se desenvolviam com muita lentidão devido ao fato de serem manufaturadas.

Em 1776, após a invenção da maquina a vapor James Watt e com a sua conseqüente aplicação a produção que surgiu uma nova concepção de trabalho, a qual veio modificar completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, publica e social. Essas mudanças em um período de aproximadamente um século, foram maiores do que todas as mudanças ocorridas no milênio anterior, surgindo então o período chamado Revolução industrial, que provocou a substituição da mão-de-obra artesanal pelas maquinas, dando ênfase ao caminho para o aparecimento das modernas empresas e dos desafios da administração que não param de crescer.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

2.2.1 Apresentar três autores

Henri Fayol (1841-1925) desenvolveu um método chamado administração clássica considerava a empresa como um sistema racional com regras e autoridades.

Fayol buscava e economia nos métodos te trabalho e eficiência. Ele acreditava que os funcionários deveriam ser especializados desde um administrador a outro funcionário qualquer.

A disciplina e regras era o que Fayol mais enfatiza, pois ele acreditava que se não houvesse disciplina não seria obtido o ponto focal de uma empresa que é o rendimento.

Ele também acreditava em determinadas funções dentro de uma empresa como funções técnicas, comerciais, de segurança, financeiras, contábil e administrativa. Mas ele defendia a tese de que todas essas funções deveriam girar em torno das funções administrativas.

Max Weber (1864 – 1920) criador da teoria burocrática no século XVIII defendia a racionalidade esperando obter resultados lucrativos.

Implantou normas e regras, a divisão do trabalho de maneira justa.

Ele acreditava na profissionalização de seus subordinados para obter lucros maiores.

Acreditava sobre tudo na hierarquia, ou seja, onde os superiores que regiam cargos inferiores.

Seus funcionários eram escolhidos por seus próprios métodos e competências.

Assim podemos concretizar que o modelo de administração visada e implantada p Max Weber regida por inúmeras normas e organizada de forma racional.

Henry Ford (1863-1947) foi o primeiro a utilizar os metdos de administração de Taylor, aplicando a sua linha de montagens de automóveis em serie que ficou conhecida como “Fordismo”.

Ford estabeleceu o salário mínimo e também fez com que a jornada de trabalho caísse para 8 horas por dia.

Adotou três princípios básicos para a realização do trabalho, esses princípios buscavam aumentar a produtividade economizando matéria-prima e agilizando o trabalho.

Ford foi um empreendedor que trouxe mudanças e inovações que podem ser notadas ate hoje em fabricas, empresas e comércios.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

2.3.1 Capital Social

Capital social implica necessariamente em ser o valor necessário para abertura de negócios sejam eles de qualquer gênero, alimentício, moda, prestações de serviços, etc. enquanto a empresa não produz lucros é necessário que os próprios sócios envistam nela contribuindo com o capital social.

Depois de definido o valor do capital social inicial para a nova empresa agora cabe aos sócios decidir a parcela que cada um deles deve contribuir

2.3.2 Capital de Terceiros

Capital de Terceiros não é obrigatório é algo opcional. É o capital que não é próprio, ou seja, é de terceiros, pessoas que não fazem parte do grupo da empresa como exemplo: fornecedores, credores, bancos, outras contas e tributos a pagar, etc.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

Analise de mercado consiste em avaliar melhores formas para vender um produto ou serviço.

Ao comprar um produto para venda já se faz um analise pios precisa-se de avaliar custos dos fornecerodes e decidir qual esta com vantagens de preços. Depois de comprado o produto é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com