TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos De Economia Cap 05

Exames: Fundamentos De Economia Cap 05. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES PARA REVISÃO

01) Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?

R: Em longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários (em que receitas superam os custos),mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário(seu custo de oportunidade).

02) Diferencie lucro normal de lucro extraordinário.

R: O lucro normal é o valor que o proprietário mantém de uma determinada atividade,o valor que exceder o lucro normal passa a ser chamado de lucro extraordinário é onde as recitas superam os lucros.

03) Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.

R: Monopólio é a ausência de concorrência onde existe apenas um fornecedor, eles fixam um valor que lhes dará maior lucro, onde eles poderão diminuir a produção e aumentar os preços, por serem os únicos fornecedores.

Os Oligopólios já possuem mais de um fornecedor, mas mesmo assim são poucos, onde cada um tem uma grande parte do mercado, a alteração na venda de um desses fornecedores afetará a todos. Já os Monopólios não há problema algum, eles estimulam um preço que lhe dará maior lucro, e se aparecer algum concorrente, eles diminuem o preço para desestimular a entrada do concorrente.

04) Quais estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?

R: Concorrência Perfeita no Mercado de Fatores: Como os ofertantes são em grande número, não podem elevar o preço de seus serviços, por ser uma produção de mão de obra não especializado.

- Monopsônio: Onde há somente um comprador para vários vendedores.

- Oligopsônio: Onde há poucos compradores para muitos vendedores.

05) O que vem a ser o monopólio bilateral?

R: É uma estrutura de mercado que ocorre quando um monopsonista, na compra de um fator de produção, defronta com um monopolista na venda desse fator. Por exemplo, uma empresa compra um tipo de aço que uma única outra empresa siderúrgica produz. Ou seja, Só há um comprador para um vendedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com