TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Ciencias Sociais

Dissertações: Fundamentos Das Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 7

Questão discursiva:

Explique a diferença entre a concepção Rousseauniana do “bom selvagem” e a concepção hobbesiana da natureza humana.

O estado de natureza de Hobbes é o estado de sociedade de Rousseau.Onde o “o bom selvagem” para Rousseau, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelo grito e pelo canto, numa língua generosa e benevolente. Já para Hobbes, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos, onde o medo reina e a morte violenta é o medo que mais atormenta. Para se protegerem, os humanos inventaram armas, dentre outras atitudes inúteis formadas pois assim haverá, alguém mais forte que vencerá o mais fraco.

Questão objetiva:

R: E)

Aula 8

Questão discursiva:

O cientista James Watson estaria inspirado nas concepções positivistas (neste caso o Darwinismo Social) para explicar as diferenças de evolução entre os povos e raças? Justifique.

Sim. Pois no darwinismo social, a sociedade se modifica e desenvolve de forma semelhante segundo o mesmo modelo e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior. E o cientista diz que para ocorrer uma diferença na inteligência humana demora de 10 a 15 anos , e na comparação dos dois, acredito que se relacionam, até para que aconteça mudança leva um determinado tempo.

É correto, do ponto de vista socioantropológico, afirmar que as características biológicas determinariam a superioridade de uns povos e inferioridade de outros? Explique.

Do ponto de vista socioantropológico é correto afirmar, pois nas pesquisas obtidas por eles, conseguiam enxergar a diferença entre os povos.

Questão objetiva

R:C)

Aula 9

Utilizando como base de análise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula, como podemos interpretar o comportamento individual e em grupo dos jovens mostrados abaixo?

R: Podemos interpretar como um fato social normal, não extrapolando os limites de acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que refletem os valores e as condutas aceitas pela maior parte da população.

A partir da perspectiva sociológica de Durkheim, como pode ser analisado o ato cometido por estes jovens? Nessa perspectiva, a transgressão da juventude pode ser considerada um dado natural?

R: Sanção legal, sendo que a sociedade define sob a forma da lei e estabelecendo a penalidade correspondente. Pode sim ser considerada como natural a transgressão da juventude, pois nos tempos de hoje , meio que tornou-se natural e normal, as agressões cometidas por esses jovens tanto em mulheres, como em idosos, crianças e até mesmo de jovens com jovens.

Questão objetiva

R:C)

Aula 10

Considerando o texto apresentado responda: Na visão durkheimiana qual seria o modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com