TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Ciências Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Das Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.479 Palavras (6 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – 1º PERÍODO

Profª.: Ângela Telles

E-mail:

1ª Aula.

Rio, 26 de Fevereiro de 2013.

O que é cultura? São as coisas de origem do País, costumes, tradições, etc. É um processo, uma dinâmica, está sempre em tranformação, desde que nascemos somos impactados por uma cultura que nos forma. As culturas querem se sobrepor a outra, a nossa cultura é melhor que a outra, que se chama um olhar etnocêntrico.

Conceito: “Cultura é uma dimensão de processo social, da vida de uma sociedade. Não diz respeito apenas a um conjunto de praticas e concepções, como por exemplo, se poderia dizer da arte [...]. Cultura diz respeito a todos os aspectos da vida social, e não se pode dizer que exista em alguns contextos e não em outros.”

(SANTOS, José Luis - Páginas 44-45)

O que faz eu ser brasileiro? É gostar das coisas típicas do País. Feijoada, samba, carnaval.

2ª Aula.

Rio, 05 de Março de 2013.

Tradições: São mutáveis, não são fixas. São inventadas.

Fazer os exercícios que estão no SIA (vale nota).

3ª Aula.

Rio, 26 de Fevereiro de 2013.

 O “pensar” começou na Grécia com os filósofos gregos.

 O Grego percebeu que o homem era a medida de todas as coisas.

 A Fé e Religião eram A base de qualquer explicação.

 Augusto Pontes, conhecido como Pai da Sociologia, no século 19.

 Darwinismo social: Olhar crítico para analisar aquela concepção

POSITIVISMO – COMTE (1798 – 1857)

Escola filosófica derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder dominante e absoluta da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base de regulamentação da vida do homem da natureza e do próprio universo.

O positivismo reconheceu a existência de princípios reguladores do mundo físico e do mundo social. Segundo sua filosofia política existiam na história três estado: um teológico, outro metafísico e finalmente o positivo, que representava o coroamento do progresso da humanidade.

“Ordem e Progresso” – O positivismo ressaltava a coesão social e harmonia dos indivíduos na sociedade. Percebiam a sociedade como um organismo. A frase “Ordem e Progresso” que encontramos na bandeira brasileira é de inspiração positivista.

4ª Aula.

Rio, 19 de Março de 2013.

AUGUSTE COMTE (1798 – 1857)

 Positivismo: Primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico.

 Conceitos fundamentais: O espírito positivismo real x quimérico / útil x ocioso / certeza x indecisão / precioso x vago/ absoluto x relativo.

 Definição: O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.

 Princípios: O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.

 Influências: O positivismo teve muita influência na literatura. No Brasil, por exemplo, influenciou escritores naturalistas como Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.

O saber positivo caracteriza-se pela suposição de que o saber cientifico (observação), é superior ao saber filosófico (argumentação), dito metafísico, e ambos são superiores ao saber religioso (imaginação), chamado teológico.

Dividiu a disciplina em 2 ramos, a estática social (estuda organização e da ordem social) e da dinâmica social (estudo da mudança ou progresso social – lei dos 3 estados e estabelece a lei do progresso). Daí o lema “ordem e progresso” (ordem = harmonia, progresso = o presente é melhor do que o passado e o futuro será ainda melhor.

A SOCIOLOGIA DE DUAKHEIM

Em uma de suas obras fundamentais: As regras do método sociológico. Definiu o objeto da sociologia – os fatos sociais.

Fato Social: “As maneiras de agir, de pensar e de sentir, que tenham um caráter coletivo.”. Em outras palavras, “toda a crença, todo comportamento instituído pela coletividade.”

As características do fato social:

 Generalidade

 Exterioridade

 Coercitividade

O fato social pode ser normal: Os que não extrapolam os limites.

O fato social pode ser patológico: Os que extrapolam os limites.

 Consciência coletiva: É o conjunto de crenças, sentimentos e valores aceitos pela média dos membros de uma sociedade. Ou seja, é um sistema de representações coletivas. Forma moral vigente na Sociedade. Esta aparece como um conjunto de regras fortes estabelecidas que atribuam valor e delimitam os atos individuais.

 Anomia: É a anoência, desintegração das normas vigentes em uma sociedade, neste caso, a consciência “perde” os parâmetros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com