TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Ss

Dissertações: Fundamentos Do Ss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

Comparando o filme tempos modernos do Charles Chaplin, que com muito humor faz uma critica ao capitalismo percebemos a grande exploração em massa dos operários e a crise que toda a população vivia.com seu sistema que visa apenas o lucro o capitalismo vai fortalecendo e enricando cada vez mais a classe dominadora que explorava seus funcionários e não lhe oferecia nenhuma condição digna de trabalho, com duras jornadas de trabalho, tendo que trabalhar doente e mesmo na velhice, até mesmo crianças e mulheres eram obrigados a trabalharem. Em fabricas operando maquinas o trabalhador tinha uma carga horária excessiva e com reduzido horário de almoço. Eles não tinham nenhum direito trabalhista, e a qualquer momento poderiam ser demitidos e com isso muitos aceitavam trabalhar por até menos da metade do salário oferecido. O empregador não se importava com os problemas pessoais de seus funcionários para ele o mais importante era o rendimento do operário e o lucro que ele perderia com falta do funcionário.

Os camponeses se viam obrigados a deixarem o campo e irem para as cidades em busca de trabalho, iam morar em vilas ou em cortiços lugares com condições precárias sem nenhuma infraestrutura, sem saneamento básico que geravam epidemias doenças infecções e mortes.

O nível de desemprego só aumentava e crescia também o numero de pobres, os pobres eram extremamente pobres e os ricos cada vez acumulando mais riquezas. Os grandes opressores do capitalismo sem ter a intenção acabaram criando e dando consciência de uma nova classe que só crescia e com isso eles passaram a se associarem e buscarem seus direitos começaram greves, manifestações, muita gente morreu, foi presa e sofreu para que seus direitos fossem validados, eles conseguiram muitos benefícios.

E a partir dessas questões nasce o agente social que antes trabalhava em igrejas católicas com o intuito de cristianizar e ajudar o povo com seu trabalho filantrópico, passando então a trabalhar para o governo, com o intuito de fiscalizar os trabalhadores para verem se realmente eles estavam faltando por causa de doenças e convencer os trabalhadores a não se manifestarem, a desistirem das rebeliões e acalmar os ânimos dos rebelados. O estado passa então a se responsabilizar pelas questões sociais no intuito apenas de controlar a massa operaria, eles queriam apenas manter sob controle a população.

Mudança sempre nos traz a perspectiva de evolução é à saída de uma determinada situação, de um lugar, de opinião e de atitude, sempre quando algo não esta dando certo precisamos mudar para encontrar a melhor forma, e na questão do capitalismo a mudança veio drasticamente, mudando todo o processo de produção de trabalho, mudando as moradias dos trabalhadores e afetou e mudou também toda a historia da humanidade, o que gerou uma grande quantidade de desempregados.

O trabalhador também deve passar por mudanças ou adaptações e especializações, pois a evolução é constante e é necessário que ele se adapte e busque seu desenvolvimento, o mercado de trabalho busca mão de obra qualificada, e pessoas com disponibilidade para mudanças, se o trabalhador não muda e não evolui ele acaba indo para fila do desemprego ou fica sempre na mesma ocupação, isso quando essa ocupação continua existindo.

Quando o trabalhador fica desempregado ele sofre graves consequências na sociedade, pois o desemprego causa fome, miséria, violência, falta de escolaridade, desestrutura toda a família, ficando ela sem condições de manter os filhos estudando, exclui as pessoas de convívio social.

É importante para o profissional do serviço social ter um conhecimento teórico e de termos técnicos para por em pratica em seu trabalho, estudar e se aperfeiçoar, pois ele precisa ir alem de um simples atendimento, é preciso ter conhecimento, investigar, ter um olhar critico saber como encaminhar o usuário ao serviço adequado.

Até hoje o profissional do serviço social é visto como alguém que apenas faz caridade e entrega cestas básicas, não se ver o quanto ele estudou e se especializou para atender os usuários que buscam seus serviços, o assistente social não ajuda, pois ajudar significa apenas prestar um socorro, fornecer a ajuda do assistente social é uma ajuda especializada que visa muito alem de fazer uma caridade, ele orienta e encaminha a pessoa que está passando por algum processo de vulnerabilidade ao serviço adequado, o assistente social é dotado de conhecimentos.

A sua ajuda aparece por meio de uma intervenção nas questões sociais, conhecidas como desigualdades sociais, ele é o profissional qualificado para atuar em formulação, execução e avaliação de serviços, programas e projetos que buscam preservar, defender e conservar e ampliar os direitos dos seres humanos e a justiça social.

O seu compromisso vai além da situação de vulnerabilidade social, ele busca as pessoas que sofreram, ou sofrem seus direitos violados ou correm o risco de vir a ter seus direitos garantidos por lei violados, tendo em pratica as políticas que venham a atender às carências da população e intervenções que forem necessárias.

Após o movimento de reconceituação o Serviço Social rompeu seus laços com a Igreja católica e se tornou uma profissão laica, do ponto de vista operacional e técnico e a profissão passou a ter não mais aquela nuance de moças benfeitoras, mas de um profissional capacitado inserido na divisão sócio-técnica do trabalho, portando desvinculando-se as ideias de Assistencialismo e caridade, pois para se fazer caridade ninguém passa quatro anos fazendo faculdade, toda essa transformação ocorreu pela emergência de legitimação da profissão e por varias mudanças sócio-históricas, é possível chegar à conclusão que este Movimento redirecionou a profissão ideologicamente trazendo uma nova imagem, que tem na tradição marxista seu alicerce. esse movimento de Reconceituação profissional do Serviço Social, foi feito para mudar a visão do curso que antes era positivista e assistencialista e passou a ser marxista e dialética.

A reconceituação do Serviço Social se apresenta como um enorme processo que ocasionou na adoção das teorias marxistas, isso não veio a acontecer de forma direta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com