TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função da Família

Pesquisas Acadêmicas: Função da Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A família vem-se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e socioculturais do contexto em que se encontra inseridas. A evolução da família e do conceito da instituição família, ao longo da história, tem-se revestido de características específicas. A família é o conjunto de indivíduos consangüíneos formado pelo pai, mãe e filhos, em que os pais são os componentes básicos e os filhos, os complementares. É a mais antiga instituição estabelecida na terra. É a unidade básica da sociedade.

Função da Família

A família deve responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstâncias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referência para os seus membros.

A família exerce suas funções em sete áreas básicas:

1. Econômica - cabe aos pais a manutenção de sua prole.

2. Doméstica e de cuidados com a saúde - oferecer abrigo, alimentação, cuidados com a higiene e saúde.

3. Recreação - propiciar aos filhos momentos de lazer.

4. Socialização - desenvolver nos filhos a capacidade de se relacionar em outros grupos.

5. Auto-identidade - oferecer aos filhos noção de realidade e consciência dos limites: Quem sou? Qual o meu valor?

6. Afeição - oferecer afeto, possibilitando aos filhos desenvolver a capacidade de amar a si e aos outros, de expressar emoções.

7. Educacional/Vocacional - preparar o indivíduo para a sociedade.

Conceito de parentesco e a sua importância na organização social.

Parentesco são a relação que une duas ou mais pessoas por vínculos de sangue (descendência/ascendência) ou sociais que vêm, sobretudo pelo casamento, onde a partir daí se vão criando laços e constituindo ou unido famílias e assim tornando-as mais fortes.

O parentesco estabelecido mediante um ancestral em comum é chamado parentesco consangüíneo, enquanto que o criado pelo casamento e outras relações sociais recebe o nome de parentesco por afinidade. Chama-se de parentesco em linha repta quando as pessoas descendem umas das outras diretamente (filho, neto, bisneto, tataraneto, etc.), e parentesco colateral quando as pessoas não descendem uma das outras, mas possui um ancestral em comum (tios, primos, etc.). O parentesco que temos com qualquer pessoa sendo pai, mão, tio ou até mesmo prima ‘’liga-nos’’ de uma forma mais direta, em que as afinidades e cumplicidades normalmente seriam muito mais fortes do que com qualquer outra pessoa.

A família como grupo específico e diferenciado de outras estruturas sociais, organizada em diferentes modelos nas diferentes épocas e espaços geográficos.

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

Modelos de família na sociedade contemporânea

Ainda hoje é possível ver que o pai é e sempre será o chefe de família. É quem tem mais “poder” sobre todos, no entanto esta a dar-se uma mudança bem grande na nossa sociedade, pois as famílias já não estão estereotipadas como antigamente.

A mulher tem o direito de tomar decisões, de trabalhar, de interagir em tudo o que diz respeito á família. Outrora as mulheres não tinham direito a opinar, nem a trabalhar, hoje são elas que lideram muitos dos cargos mais altos da sociedade. É por isso que já muitas famílias – não pelos melhores motivos – são constituídas apenas pela mãe e pelos filhos, não dando tanta ênfase ao pai.

A estrutura familiar.

A família assume uma estrutura característica. Por estrutura entende-se, “uma forma de organização ou disposição de um número de componentes que se inter-relacionam de maneira específica e recorrente”. Deste modo, a estrutura familiar compõe-se de um conjunto de indivíduos com condições e em posições, socialmente reconhecidas, e com uma integração regular e recorrente também ela, socialmente aprovada.

Família consangüínea

Caracterizada pelo casamento entre irmãos e irmãs, carnais e colaterais, no seio de um grupo.

É considerada como a primeira e mais antiga forma da instituição familiar, onde os grupos conjugais classificam-se por gerações.

Família Nuclear

A família nuclear ou conjugal consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos, quer sejam biológicos, quer adotado, que vivem num ambiente familiar em comum.

Esta estrutura tem uma grande capacidade de adaptação porque pode mudar as pessoas que o constituem, reformulando a sua constituição.

Família Homo Afetiva

É o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo, que optam por adotar filhos e a relação base é de afeto e não biológica. Em relação às famílias homossexuais, existe uma relação conjugal ou de matrimônio entre duas pessoas que são do mesmo sexo. Estes podem ter filhos adotados ou biológicos de um ou dos dois parceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com