TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTO

Casos: GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

Gerenciamento Estratégico de custos

O presente resumo tem o objetivo de discorrer sobreos assuntos abordados nos capítulos 1,2 e 3 do livro PLT 681( Programa livro texto), titulo Custos e formação de preços, assim como do texto disponível através dos endereços eletrônicos<https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1WJZvLNHIL22IibKMPAFXOgcgtSBPwO7t0xSX-WBX2nY/edit>) e( http://leandrosabreu.blogspot.com.br/2008/05/blog-post.html) , ambos utilizados como material de apoio para compreensão do tema e fortalecimento dos conhecimentos adquiridos sobre o assunto.

Os temas abordados são:Origem da contabilidade de custos, finalidade, seu papel e evolução dentro das organizações e conceitos e terminologias mais utilizadas.

No final do resumo apresentaremos um breve comentário do grupo a fim de contribuir com nossa opinião e consolidar as informações expostas.

História

Segundo os historiadores, a evolução dos sistemas de produção na civilização ocidental pode ser divida em duas etapas:

A primeira etapa, que começa em princípios da Idade Média prologando-se até fins do século XVI, compreende os sistemas de produção conhecidos como “Familiar”,“ de corporações” e de Domésticos”.

Sistema Familiar: Utilizado durante os primeiros séculos da Idade Média, no qual a grande maioria das necessidades das pessoas era atendida pelos membrosda sua família e seus agregados, ou seja, consumia-se o que era produzido nas grandes extensões de terra então disponíveis.

Sistema das Corporações: Com o crescimento populacional, urbanos e tecnológicoo sistema produtivo foi gradativamente tornando-se menos limitado e mais complexo. Veio à época dos artesãos, na qual se uniam em corporações( em suas residências) para defender-se de dificuldades econômicas oriundas de competição e/ ou doenças associadas a velhice.

Sistema Doméstico: Nesse sistema que prevaleceu até fins do século XVI os artesões deixam de serem os responsáveis diretos do negocio,nesse novo cenário surge o papel do intermediário – que passou a negociar as encomendas e a entregar, ao mestre artesão, as matérias primas necessárias para atende-las.

A partir desse momento as atribuições dosartesões e consequentemente a sua independência tornaram-se cada vez menos relevante. Ainda era ele quem orientava a produção em sua casa, com os seus ajudantes e com ferramentas, mas já não mantinha contatos com o cliente final dos seus produtos e ne era dono da matérias – primas que utilizava.

A segunda etapa, teve iniciou no século XVII com a crescente predominância do chamado “ Sistema Fabril”.

Sistema Fabril:Ocrescimentoaindamaisacentuadodademandasóveioaagravarosconflitos.Oscapitalistasviam-seobrigadosafornecercadavezmaisprodutosaomercado,maseramincapazesdetornaros artesãosmaisprodutivos.Alémdetudo,esbarravamnum problemacultural:os artesãospossuíamummododevidaeumsistemadevaloresincompatíveis comalógicacapitalista.Pormuitasvezesoscapitalistastentaramaumentaraprodutividadedessesartesãospagando-lhesmaisporpeçaproduzida.Oresul-tadoerainverso:elespassavamaproduzirmenos.

Poispreferiamdedicar-seaolazerasacrificá-lotrabalhando.Paraessaspessoas,bastavaumnívelderendaquelhesgarantisseasobrevivência.

Pararesolveressacontradição,eraprecisoqueocapitalistaencontrasse formasdeintervirmaisdiretamentenoprocessoprodutivo.Aospoucos, algunscapitalistaspassavamareunirváriostrabalhadoressobomesmoteto,paraquerealizassemas tarefassobsuasupervisão.Essegrupo detrabalhadorespossuíaasorigensmaisdistintas:eramcamponesesexpulsosdocampo,mendigos,soldadosdispensados,desempregadosemgeral.9Ascondiçõesdetrabalhoeramruins:amaiorpartedosoperáriosdeclaravaqueaceitariatrabalharem

outraparteporumsaláriomenor.Mulheresecriançasconstituíam boa partedamão-de-obradessas primeirasfábricas.

Masnãoeraapenasaorganizaçãodotrabalhoqueconstituía umobstáculoaoscapitalistas:astécnicastradicionaisutilizadaspelosartesãosdavam poucamargemaaumentosdeprodutividade.Oprocessodeindustrializaçãonecessitariatambémdeumarevoluçãotecnológica,queocapitalinglêstinhacondiçõesdefinanciar.

Dessaforma,em1733JohnKaycriavaAflyingShuttle(lançadeiravolante),uminstrumentoqueseadaptavaaostearesmanuaisaumentandoemváriasvezesacapacidadedetecerdeumtrabalhador.Em1765,JamesHargreavesinventavaaSpinningJenny,possibilitandoqueumsóhomemfiasseatéoitentafiossimultaneamente.Em1769foiavezdeRichardAwkrightcriaraWaterframe,umamáquinadefiarmovidaaágua.SamuelCromptoncombinouawaterframeeaSpinningJennyemumasómáquina,aMule,em1779.Em1787,EdmondCartwrightcriavaotearmecânico.Umanovafontedeenergiatambémfoidesco-berta:ovapor,que,emborajáem1698tivessesidoutilizadoporThomasSavery,sósetomouviávelcomofonteenergéticaapartirdainvençãodamáquinaavaporporJamesWatt(desenvolvidaentreasdécadasde1760e1780).

Acombinaçãode umaorganizaçãoquefacilitavaasupervisãodostrabalhadorescomodesenvolvimentotecnológico criou umsistemaquelogosealastrariaporquasetodosos setoresprodutivosdaépoca:osistemafabril.Nafábrica,aproduçãopassouaserrealizadaeminstalaçõesdepropriedadedocapitalista,quedetinhatambémasmáquinasnecessáriasparaotrabalho.Otrabalho mecanizadoinstituídopelo sistemaeramonótonoeexigiaregularidade:oshoráriostomavam-sefixos,aomesmotempoem queotrabalhosetomavarepetitivo.Oritmodetrabalhotomou-setambémmuitomaisintenso,fazendocomquea dedicaçãoaolazerdostrabalhadorestivessedeserreduzidadrasticamente.Separavam-senosistemafabrilaconcepçãodaexecuçãodotrabalho:osprocessoseramdeterminadospelocapitalista,ecabiaaotrabalhadorsimplesmenteexecutá-los.

Globalização

Com ocrescentes avanço tecnológico e a busca continua dos empresários para obtenção de resultados o cenário corporativo torna-se mais competitivo, dando inicio ao processo de globalização que é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.

Essastransformações na ordem política e econômica mundial tornarem-se visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

Origem da Contabilidade de Custo

A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com