TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS

Artigos Científicos: GESTAO DE NEGOCIOS INTERNACIONAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

AULA TEMA 3 - Desenvolvimento Econômico da China

Para que se compreenda o desenvolvimento econômico chinês e as condições existentes no país para se abrir empresas, é necessário sistematizar o comportamento, nas últimas décadas, de variáveis que possam indicar o grau de desenvolvimento institucional, dado que há uma crescente literatura que destaca a importância do ambiente institucional para o desenvolvimento e crescimento de longo prazo. Nessa visão, as instituições são vistas como as regras do jogo um uma sociedade e o ambiente institucional é determinante fundamental do desempenho econômico de longo prazo, por proporcionar uma estrutura de incentivos propícia para a acumulação de capital físico, acumulação de capital humano, adoção de novas tecnologias e alocação eficiente de recursos.

A análise burocrática do país é muito importante devido aos entraves que surgem para a regularização de uma empresa no país, uma vez que podem causar atrasos e complicações com o sistema legal vigente no Estado. No caso da China, o país precisa melhorar, caso queira ter um ambiente mais adequado para atração de novos investimentos.

Em relação aos níveis de corrupção, é necessário sua análise, devido a sua direta relação com a eficiência econômica do país, uma vez que faz com que as regras do jogo funcionem igualitariamente entre todas as empresas, desta forma, impondo as regras a todas as empresas concorrentes no mercado e gerando um ambiente seguro para a aplicação do investimento tendo-se a garantia dos direitos e deveres iguais entre os investidores.

Neste sentido, a legislação e a organização do país tornam-se, de mesmo modo, importante para que exista a confiabilidade do direito de propriedade, das regras institucionais e da atuação do judiciário. A soma de tais circunstâncias, mostra, em uma análise de vantagens e desvantagens, qual é o perfil de investimento do país, ou seja, as condições institucionais favoráveis ao empreendedorismo, evidenciando a característica de país aberto para novos investimentos ou de país com “dificuldades” para investimentos externos.

1. Acesso a documentação para obtenção de alvarás de construção e de autorização para o comércio entre fronteiras:

* Alvarás de Construção: 67%

* Para o comércio entre fronteiras: 71%

Obs.: considerando a capacidade de se obter tais documentos na internet, sem ter que se deslocar a um órgão do governo para conseguir tais informações. Nos países em melhor colocação o percentual fica em 94% e 100%, respectivamente;

Fonte: Banco de dados Doing Business

2. Acesso as tabelas de taxas:

* Taxa para a constituição da empresa: 55%

* Taxa para a obtenção de eletrecidade: 70%

Obs.: As Tabelas de taxas são consideradas de fácil acesso caso seja possível obtê-las no site da autoridade pertinente ou de outro órgão do governo, ou ainda por meio de avisos ao público, sem a necessidade de ir pessoalmente a um órgão do governo.

Fonte: Banco de dados Doing Business

A China, em relação ao índice que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com