TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Dissertações: GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A importância do orçamento na gestão empresarial

Welsch (1996) define, em termos amplos, Planejamento e Controle de Resultado como um enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle da administração, que especificamente envolvem:

• Objetivos globais e de longo prazo da empresa;

• Um plano de resultados a longo prazo, desenvolvido em termos gerais;

• Um plano de resultados a curto prazo, detalhado de acordo com diferentes níveis relevantes de responsabilidade;

• Um sistema de relatórios periódicos de desempenho.

“O conceito de planejamento e controle de resultados implica elementos de realismo, flexibilidade e atenção permanente às funções de planejamento e controle de administração. Esta definição identifica a administração como o principal fator eixo do êxito da empresa em longo prazo.” (WELSCH, 1996, p.21)

Papel dos orçamentos no contexto empresarial e sua importância

O Orçamento é o plano financeiro de um determinado exercício para implementação do Plano Estratégico da empresa. É considerado uma dos pilares da gestão e deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.

O ideal é que a atividade orçamentária seja elaborada como sequência à montagem do Planejamento Estratégico, definindo de forma coerente e consistente as ações a serem implementadas dentro de um período ou exercício fiscal.

O Orçamento, entre outras finalidades, fornece bases coerentes para as tomadas de decisões necessárias ao gerenciamento das atividades empresariais. É um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica.

Um sistema orçamentário completo é aquele em que todas as atividades operacionais e acessórias da empresa são contempladas, caracterizando-se pelas seguintes premissas:

• Projeção para o Futuro: O Orçamento estabelecerá metas com base em estimativas de investimentos, receitas, ganhos, custos, despesas, assistência social e perdas, considerando aspectos passados e atuais;

• Expressão monetária: O Orçamento deverá ser expresso em valores monetários, embora se utilizem também elementos físicos;

• Flexibilidade: O Orçamento terá adaptabilidade às mudanças no cenário econômico, nas condições de trabalho, de legislação e de mercado da empresa;

• Comprometimento: O Orçamento deverá ser considerado de competência de todos os níveis da empresa, tornando-o integrado e realista.

• Completude: O Orçamento deverá abranger todas às unidades (matriz, filiais e centros de resultados) da empresa;

• Oportunidade: O Orçamento deverá ser elaborado em tempo hábil, de tal forma que sua execução possa ocorrer no período determinado;

• Uniformidade: O Orçamento respeitará os princípios e os padrões utilizados em período anteriores, mantendo-os nos períodos subsequentes, a fim de facilitar a comparabilidade entre diferentes períodos.

• Controle: O Orçamento evidenciará as divergências entre valores orçados e os realizados, tendo em vista a tomada de decisões corretivas, em tempo hábil, a fim de ajustar os objetivos e metas.

Aspectos inseridos no atual cenário

O atual cenário econômico mundial leva à necessidade do entendimento de que o sistema de gerenciamento de qualquer entidade requer a clara definição de seu processo de gestão, que pode ser definido como um conjunto de procedimentos e determinações que os gestores identificam como necessários para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com