TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Dissertações: GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  5.560 Palavras (23 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 23

1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O Orçamento é uma ferramenta poderosa para auxiliar o gestor em sua tomada de decisão. Essa ferramenta não é utilizada apenas para controlar gastos, mas é útil como um instrumento para orientar os gestores da empresas quanto às metas e objetivos que pretendem atingir ao longo do exercício.

Padoveze ( 2000,p.369) O orçamento é ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa,pois envolve todos os setores da companhia.

Padoveze (2000,p.369) Orçamento “nada mais é que colocar na frente aquilo que está acontecendo hoje”.

Catelli (1972,p.27), “Orçamento pode ser sumarizado como um plano de ação detalhado, desenvolvido e distribuído como um guia para as operações e como uma base parcial para subsequente avaliação de desempenho.”

O orçamento, não somente é a previsão de receitas e despesas de exercícios futuros, mais também projetas os custos produtos para a fixação do preços de vendas, a previsão de gastos com ampliação e instalações.

O orçamento tem finalidade disciplinar a ação das empresas, pois os administradores devem tomar as decisão dentro do limite dos orçamento.

1.1 ORÇAMENTO GERAL.

Segundo Padoveze (2000, p.371) O plano orçamentário, que também é chamado orçamento global, comporta pelo menos três grandes áreas de orçamentos: o orçamento operacional, o orçamento financeiro e de investimentos e a projeção dos demonstrativos contábeis

O Orçamento Geral e composto pelo Orçamento Operacional que é demonstrado através dos orçamento de vendas; orçamento de produção;orçamento de matéria-prima; orçamento de mão de obra direta; orçamento dos custos indiretos de fabricação; orçamento das despesas de vendas e administrativos. O Orçamento Financeiro é composto orçamento de dispêndio de capital; orçamento de fluxo de caixa; balanço patrimonial e orçamento de demonstração do resultado do exercício.

1.1.1 Orçamento Operacional

O principal função do orçamento operacional é planejar a administração e a economia da empresa para as operação da organização.

Padoveze (2000, p.371) para o autor:

O orçamento operacional é que contém a maior parte das peças orçamentária, pois engloba todos os orçamento específicos que atingem a estrutura administrativa, a estrutura de produção e a estrutura de vendas da empresa. O orçamento operacional remete-nos à demonstração de resultados, ou seja as peças orçamentárias das vendas, custos e despesas.

O orçamento operacional avaliado as necessidade do trabalho , como deve ser feito , quando de ser executado, como e onde.

Segundo Padoveze ( 2000,p. 371) O ponto-chave do orçamento operacional é o orçamento de vendas.É o ponto de partida de todo o processo orçamentário.

1.1.2 Orçamento de venda

É a etapa inicial de todo o processo orçamentário e pode afetar a lucratividade da empresa. O orçamento de venda trata de uma estimativa que determina quanto de um produto será vendido por um determinado preço e período. Nas empresas a qualidade e quantidade dos produtos são definidas a partir de uma estimativa de vendas, que contém o fator básico das projeções de lucros.

Para Padoveze (2000) que o métodos para a elaboração de venda e as etapas de construção do orçamento são:

• Método estatístico de correlação e análise setorial.

• Coleta de dados das fontes e origens das vendas.

• Método de análise do uso final do produto.

• Orçamento quantidade a ser vendida.

• Orçamento dos preços praticados.

• Orçamento dos impostos sobre as vendas.

• Orçamento de receita.

Na sua elaboração, segundo Lunkes (2003, p. 54):

A primeira coisa a fazer quando estabelecer o orçamento de vendas é definir os fatores limitadores ou restrições. Portanto, é necessário proceder a um acurado ‘diagnóstico' de seu 'ambiente interno e externo', visando à identificação dos eventos internos e externos que podem interferir nas previsões de vendas da empresa.

Para a elaboração do orçamento venda da empresa se vais necessário entender também de mercado e a demanda.

Nesse sentido, para Lunkes (2003, p. 55):

É preciso realizar um exame detalhado das ‘tendências do mercado', iniciando com uma pesquisa de mercado sobre necessidades e expectativas dos consumidores. Paralelamente, fazem-se estudos das informações e experiências acumuladas pela própria empresa, com o intuito de descobrir oportunidades para novas vendas.

Lunkes (2003, p. 55) complementa que:

Por último, identifica-se a 'opinião do pessoal de vendas' sobre a aceitação dos produtos no mercado, prazo de recebimento, tendências e estimativa de futuras vendas. Também é necessário A empresa realizar um exame de períodos passados, tentando verificar tendências, ciclos e sazonalidades. Tais análises podem ser feitas por meio de técnicas matemáticas e estatísticas, como a análise de regressão e de series temporais

.

Segundo Thiago e Joenice (2013, p. 97) O orçamento de vendas é considerado o pilar de sustentação de todo planejamento operacional e financeiro, pois é através dele que se pode projetar a dimensão de toda estrutura organizacional da empresa.

1.1.3 Orçamento de Produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com