TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL

Monografias: GESTÃO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  4.594 Palavras (19 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 19

Gestão Empresarial

]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 4

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO ...................................................................... 5

2.1 ORÇAMENTO GERAL ................................................................................ 5

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL ........................................................................... 8

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO .................... 10

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO ......................... 10

3.2 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA .................................................... 11

4 BALANÇO PATRIMONIAL .......................................................................... 15

5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO .............................. 17

6 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA ............................................ 19

7 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS ......................................... 22

8 CONCLUSÃO ............................................................................................... 24

REFERÊNCIAS ............................................................................................... 25

1 INTRODUÇÃO

A evolução do homem e da sociedade é resultado, principalmente, de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, ela está presente em diversos segmentos de nossas vidas, por isso, configura-se como uma ciência social aplicada, ela deve evoluir de acordo com as necessidades de informações demandadas pelos seus usuários.

As empresas no decorrer dos últimos anos vem percebendo a importância da contabilidade, sábia decisão, pois a correta gestão da contabilidade oferece total tranquilidade para que as empresas trabalhem focadas no desenvolvimento e sucesso de seus negócios. Toda e qualquer empresa deve possuir metas e objetivos. Nas empresas privadas já não se encontram somente objetivos focados no lucro, mas também na melhoria do ambiente externo, no sentido econômico e social. E o Orçamento é a técnica que pode ser utilizada para mensurar econômica e financeiramente os resultados que deverão ser alcançados futuramente em todas essas dimensões.

A contabilidade também é fundamental para que a empresa, independentemente de seu porte, defina, por exemplo, qual o melhor regime para efetuar sua tributação. O profissional especializado saberá qual a melhor alternativa ou o momento certo para fazer a transição de um modelo para outro, sempre atento ao melhor resultado em termos financeiros e de lucratividade. Outro fator positivo com relação ao foco e a atenção na contabilidade, se relaciona ao planejamento e equilíbrio entre receitas e despesas, de modo que a empresa esteja sempre saudável nos planos econômico e financeiro.

Tem como foco, auxiliar o administrador não apenas a estar de acordo com as leis vigentes e em dia com o fisco, mas também a visualizar as melhores oportunidades de negócio, sempre baseando-se nas informações por ela coletadas e analisadas, para tomar a decisão mais segura e lucrativa.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento pode ser definido como uma ferramenta da gestão que define as intenções da empresa em termos financeiros e consiste essencialmente num plano de trabalho e no controle desse plano.

Segundo Padoveze, orçamento pode ser entendido como a expressão monetária e quantitativa de um plano, cujo objetivo, é atingir um resultado final, anteriormente traçado pelos responsáveis pela sua elaboração, com a participação de todos os setores da empresa.

Pode-se ainda dizer que é o processo de estabelecer e coordenar objetivos para todas as áreas da empresa, de forma que todos trabalhem em conjunto em busca de resultados positivos.

Orçar significa processar os dados dos sistemas de informação constantes dos vários sistemas de contabilidade, inserindo as previsões para o próximo exercício.

O Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.

2.1 Orçamento Geral

O orçamento geral é formado por vários orçamentos separados, mas interdependentes.

Um exemplo de orçamento dos muitos que integram o orçamento geral, é o orçamento de vendas, que trata-se de uma planilha detalhada apresentando as vendas esperadas durante o período do orçamento. Um orçamento preciso de vendas é a chave de todo o processo de elaboração de orçamentos.

Todas as outras partes do orçamento geral dependem do orçamento de vendas, logo, se o orçamento de vendas é malfeito, então o restante do processo de elaboração de orçamentos tende a ser perda de tempo.

Orçamento de Vendas

Trata-se da etapa inicial de todo o processo orçamentário e pode afetar a lucratividade da empresa, pois é uma estimativa que determina quanto de um produto será vendido por um determinado preço e período.

O orçamento de vendas é uma das fases mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com